conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

SBC promove campanha Setembro do Coração

SBC Setembro do Coração

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove a campanha Setembro do Coração. Um mês dedicado a levar informações sobre a prevenção e o combate às doenças cardiovasculares bem como a importância de cuidar do coração. A ação é veiculada em mídia digital, por meio das redes sociais da SBC. Acompanhe o Facebook, Instagram e YouTube da entidade.

O objetivo da campanha é difundir informações que ajudem a população a cuidar da saúde desse órgão vital ao corpo humano. É fundamental ter hábitos saudáveis e fazer o acompanhamento cardiológico, principalmente os portadores de doenças cardiovasculares.

“Meio bilhão de pessoas no mundo e 14 milhões no Brasil são acometidas por doenças cardiovasculares. O problema é grave porque essas doenças são responsáveis por mais de 30% das mortes no país. Esses números expressivos preocupam, sobretudo diante de doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas. É um assunto de absoluta relevância, um problema de saúde pública”, alerta Marcelo Queiroga, presidente da SBC.

O país registra uma morte a cada 40 segundos devido às doenças cardiovasculares, que causam o dobro de óbitos causados por todos os tipos de câncer juntos. A incidência também é duas vezes maior que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções – incluindo a aids. Nesse contexto, o alerta, a prevenção e o tratamento adequados e o acompanhamento médico podem reverter essa grave situação.

Pandemia

SBC Setembro do Coração

A pandemia de Covid-19 nesse momento é o principal problema de saúde pública no Brasil e exige cuidados extras, principalmente aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares. Dados do Ministério da Saúde informam que a cardiopatia é a comorbidade mais associada com a mortes em decorrência da Covid-19. Um motivo a mais para os pessoas com essas enfermidades não negligenciarem a rotina de cuidados à saúde.

A campanha da SBC tem com posts diários e lives com especialistas da instituição. Também traz dicas e orientações sobre atividade física, alimentação saudável, cuidados gerais com a saúde do coração, bem como informações relevantes sobre prevenção e combate às doenças cardiovasculares.

“A maioria das mortes por essas enfermidades poderia ser evitada com medidas simples. Por isso é tão importante consultar o cardiologista, fazer um checkup, para a prevenção e manutenção da saúde do coração e ficar fora dessas estatísticas”, explica Queiroga.

O presidente da SBC lembra que quem sofre de doenças cardiovasculares vive melhor se forem controlados os fatores de riscos. Entre eles, hipertensão, colesterol, diabetes, sedentarismo, obesidade e tabagismo, além de tomar a medicação corretamente.

Para participar do Setembro do Coração, uma jornada de aprendizado e conscientização, basta divulgar e compartilhar o conteúdo da campanha usando a tag #EuCuidoDoMeuCoração.

(Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC e Dehlicom – Soluções em Comunicação / Imagem principal Imagem de mohamed Hassan por Pixabay)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises