conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Saúde do cérebro e Alzheimer serão tema de lives em setembro

Despertando a sociedade para a saúde do cérebro Supera Alzheimer

O evento Despertando a Sociedade sobre a Saúde do Cérebro, realizado pelo Método Supera – Ginástica para o Cérebro no ano passado (leia mais no blog), volta em 2020 com um novo formato. Diante da pandemia de Covid-19, o evento será totalmente online com uma série de nove lives, a partir da quarta-feira, dia 2 de setembro.

Setembro é o Mês Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, em referência ao Dia Mundial do Alzheimer, comemorado no dia 21 de setembro. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que aproximadamente 1,6 milhões de pessoas são acometidas pelo doença no Brasil.

As lives do evento serão nas quartas e sextas, das 19h30 às 20h30, reunindo neurologistas, neuropiscólogos, gerontólogos e outros especialistas renomados. Profissionais que vão debater temas relacionados à saúde do cérebro, prevenção do Alzheimer, a importância do afeto e do carinho da família e um olhar especial para os cuidadores. O cadastro é gratuito pelo link.

Programação

Saúde do Cérebro Alzheimer
Lives vão debater prevenção, afeto e cuidado (Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

02/09Welcome (Boas vindas) – Entendendo os aspectos do Alzheimer, tratamento e custos relacionados aos cuidados nas demênciasProfa. dra. Jerusa Smid, neurologista do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), e a dra. Ceres Ferretti, pesquisadora colaboradora do grupo.   

04/09O afeto e o cuidado humanizado como diferenciais no tratamentoProfa. dra. Thaís Bento, docente da graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP) e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) – regional São Paulo. A live também contará com o relato de experiência das atrizes Nicette Bruno e Beth Goulart, mãe e filha.  

09/09A musicalidade como estratégia para o tratamento do Alzheimer e experiência de projetos do JapãoProfa. dra. Rosa Chubaci, pós-doutora em Cuidado do Idoso pela Tohoku Fukushi University – Japão e professora e orientadora do mestrado em Gerontologia da EACH-USP.  

11/09Convivência familiar e conjugal e os benefícios da musicoterapiaprofa. dra. Deusivânia Falcão, professora associada da USP e pós-doutora em Psicologia pela University of Central Flórida (EUA), e prof. Ms. Mauro Anastácio, mestre em Gerontologia pela EACH-USP e musicoterapeuta.  

16/09Como prevenir fatores de risco no desenvolvimento da doença de Alzheimerprof. Dr. Ricardo Nitrini, co-diretor do Centro de Referência para Distúrbios Cognitivos e membro da Diretoria do Laboratório de Fisiopatologia do Envelhecimento, e profa. dra. Sonia Maria Brucki, coordenadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

18/09A estimulação cognitiva como intervenção de neuroproteçãoprofa. dra. Thais Bento e profa. Ms. Eva Bettine, geróntologa, docente do programa USP 60+ e presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).  

23/09Cérebro saudável: reserva cognitiva e estilo de vidaprofa. dra. Monica Sanches Yassuda, psicóloga, mestre e doutora em Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida (EUA), e prof. Dr. Henrique Salmazo Silva, gerontólogo e pesquisador em envelhecimento cognitivo, cuidados de longa duração, velhice bem-sucedida e gestão de atenção à pessoa idosa.

25/09Cuidados no fim da vida com pacientes diagnosticados com demênciaprofa. dra. Beatriz Gutierrez, pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília, tem experiência na área do envelhecimento, e prof. Dr. Leonel Tadao Takada, médico assistente do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

30/09Suporte ao cuidador de pacientes com doença de Alzheimer e importância das associaçõesdra. Carmen Ponce, psicóloga e fundadora e diretora geral do Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer, e prof. dr. Paulo Henrique F. Bertolucci, coordenador do Núcleo de Envelhecimento Cerebral (NUDEC) da Escola Paulista de Medicina.

(Fonte e imagem: Método Supera)  

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises