conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Rio de Janeiro inicia ações online para idosos com o Projeto Mais Cidade

Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida firmou parceria para levar virtualmente os cariocas da terceira idade ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); programação vai incluir outros espaços de cultura, turismo, artes e lazer da cidade

Exposição da artista japonesa Chiharu Shiota no CCBB-RJ será visitada virtualmente por idosos

A Prefeitura do Rio de Janeiro dará início ao “Projeto Mais Cidade” com as ações online para pessoas idosas nesta quarta, dia 24 de março, às 10 horas. O projeto tem como objetivo garantir o direito à cidade, oportunizando o acesso à população atendida pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV).

Por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos da pasta, haverá visitas virtuais a espaços culturais, turísticos, artísticos e de lazer. De acordo com a secretaria, os passeios presenciais apenas terão início após a liberação da Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo aos protocolos sanitários de combate ao covid-19.

O “Projeto Mais Cidade” terá início com uma parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Os idosos vão participar de uma visita educativa virtual na exposição “Chiharu Shiota: Linhas da vida”. Trata-se de uma retrospectiva da artista contemporânea japonesa Chiharu Shiota, com mais de 65 obras entre pinturas bordados, objetos, litografias, desenhos e vídeo.

As vagas para a visita virtual são limitadas. O grupo deve ser composto por no máximo 45 pessoas. A atividade será pela plataforma Zoom com duração de 1h30. As inscrições poderão ser feitas no telefone (21) 98315-8439 até terça, dia 23.

Para o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha, o “Mais Cidade” vai estimular o convívio coletivo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população idosa. A iniciativa pretende oferecer condições adequadas ao acesso e direito à cidade, ao senso de pertencimento à cidade, à cultura, à arte e aos pontos turísticos. “Se não podemos ir até o local, o local vem até nós”, afirmou o secretário.

As próximas atividades do “Mais Cidade” serão um vídeo convite, através do WhatsApp, com perguntas, pautado no trabalho de escuta dos idosos em parceria com o Parque Lage, na sexta-feira, dia 26 de março. Em abril, está previsto um Concurso de Poesia.

Empregabilidade

No ano passado, o blog Nova Maturidade destacou outra iniciativa importante da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, o Programa Empregabilidade de estímulo à reinserção de pessoas com 60 anos ou mais no mercado de trabalho. De acordo com a pasta, o programa foi suspenso em razão da pandemia de covid-19 e ainda não foi definido se será retomado.

(Fonte: Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida – Rio de Janeiro / Imagem principal: Tomaz Silva/Agência Brasil )

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises