conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Rio de Janeiro inicia ações online para idosos com o Projeto Mais Cidade

Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida firmou parceria para levar virtualmente os cariocas da terceira idade ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); programação vai incluir outros espaços de cultura, turismo, artes e lazer da cidade

Exposição da artista japonesa Chiharu Shiota no CCBB-RJ será visitada virtualmente por idosos

A Prefeitura do Rio de Janeiro dará início ao “Projeto Mais Cidade” com as ações online para pessoas idosas nesta quarta, dia 24 de março, às 10 horas. O projeto tem como objetivo garantir o direito à cidade, oportunizando o acesso à população atendida pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV).

Por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos da pasta, haverá visitas virtuais a espaços culturais, turísticos, artísticos e de lazer. De acordo com a secretaria, os passeios presenciais apenas terão início após a liberação da Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo aos protocolos sanitários de combate ao covid-19.

O “Projeto Mais Cidade” terá início com uma parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Os idosos vão participar de uma visita educativa virtual na exposição “Chiharu Shiota: Linhas da vida”. Trata-se de uma retrospectiva da artista contemporânea japonesa Chiharu Shiota, com mais de 65 obras entre pinturas bordados, objetos, litografias, desenhos e vídeo.

As vagas para a visita virtual são limitadas. O grupo deve ser composto por no máximo 45 pessoas. A atividade será pela plataforma Zoom com duração de 1h30. As inscrições poderão ser feitas no telefone (21) 98315-8439 até terça, dia 23.

Para o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha, o “Mais Cidade” vai estimular o convívio coletivo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população idosa. A iniciativa pretende oferecer condições adequadas ao acesso e direito à cidade, ao senso de pertencimento à cidade, à cultura, à arte e aos pontos turísticos. “Se não podemos ir até o local, o local vem até nós”, afirmou o secretário.

As próximas atividades do “Mais Cidade” serão um vídeo convite, através do WhatsApp, com perguntas, pautado no trabalho de escuta dos idosos em parceria com o Parque Lage, na sexta-feira, dia 26 de março. Em abril, está previsto um Concurso de Poesia.

Empregabilidade

No ano passado, o blog Nova Maturidade destacou outra iniciativa importante da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, o Programa Empregabilidade de estímulo à reinserção de pessoas com 60 anos ou mais no mercado de trabalho. De acordo com a pasta, o programa foi suspenso em razão da pandemia de covid-19 e ainda não foi definido se será retomado.

(Fonte: Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida – Rio de Janeiro / Imagem principal: Tomaz Silva/Agência Brasil )

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Profissionais fundamentais para a população idosa, os cuidadores de idosos domiciliares precisam ser incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Na luta...