conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Empregabilidade estimula contratação de idosos no Rio

Programa Empregabilidade Prefeitura do Rio de Janeiro

Uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho depois dos 60 anos é o que muitos buscam e ainda encontram poucas oportunidades. Na cidade do Rio de Janeiro, agora o incentivo à oferta de vagas para pessoas idosas é uma política pública. O programa Empregabilidade, desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, estabelece uma política pública de estímulo à reinserção de pessoas com 60 anos ou mais no mercado de trabalho.

O Decreto Rio nº 47.111, foi publicado no dia 28 de janeiro de 2020, instituindo o Cadastro Municipal de Empregabilidade (CMErio) e o Programa de Incentivo a Oferta de Vagas de Emprego à Pessoa Idosa, o Empregabilidade. O cadastramento dos interessados nas vagas para começou em dezembro de 2019 e já conta com cinco mil pessoas inscritas.

Dos cinco mil inscritos no programa, a Prefeitura do Rio informa que 250 idosos já estão trabalhando. Um exemplo é a técnica de enfermagem Enídia Rimes Mendes dos Santos, 66 anos, que depois de dois anos desempregada voltou ao mercado. O programa é vinculado à Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos.

Até o carnaval, cem idosos que se inscreveram no Empregabilidade vão trabalhar, temporariamente, em eventos pela cidade e também no sambódromo. De acordo com a administração municipal, produtores de eventos estão contratando idosos para trabalhar em camarotes e em programações ligadas ao verão, como shows de música.

Importante destacar o artigo 11 do decreto que determina que “os órgãos da administração pública direta e indireta colaborarão para o desenvolvimento de projetos específicos á capacitação e conscientização da pessoa idosa, quanto á reinserção no mercado de trabalho”, sob coordenação da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos. Leia o texto completo no link.

Amigo da Pessoa Idosa

O decreto que cria o programa Empregabilidade estabelece também que as empresas e pessoas físicas que empreguem quem tem mais de 60 anos ganharão o selo Amigo da Pessoa Idosa, como comprovação da participação no programa. E aquelas que concederem a maior quantidade de vagas serão indicadas para a Comenda Piquet Carneiro, que homenageia pessoas que tenham prestado serviços relevantes às causas da Terceira Idade.

Agente experiente

A Prefeitura do Rio de Janeiro mantém ainda o programa Agente Experiente, que completou 15 anos em dezembro do ano passado. Criado em 2004, já atendeu 2.764 pessoas que trabalham em ações e serviços da Prefeitura, com uma carga de 16 horas semanais e recebem benefício social de R$ 350 mensais. Os participantes precisam ter renda de até dois salários mínimos e capacidade para escrita, leitura e interpretação. (Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro / Foto: Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises