conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Colunistas

Rimas, para que te quero?

Rimas Música Maria Anastácia Manzano

Maria Anastácia Manzano*

Mundo mundo vasto mundo, / se eu me chamasse Raimundo /seria uma rima, não seria uma solução. (Carlos Drummond de Andrade)

Vamos deixar de lado um pouco as memórias e vamos hoje dar tratos à bola! O que seriam das canções se não fossem as rimas? Algumas simples, outras elaboradas, estas previsíveis, aquelas inesperadas, parece ser sempre nossa expectativa a combinação dos sons ao final de cada verso.

O exercício de hoje será observar e criar rimas, ampliando nosso vocabulário enquanto sentimos o prazer de escutar boa música.

O primeiro desafio é fácil. A canção é da Jovem Guarda. O título: Coração de Papel. O cantor pode te surpreender: Sérgio Reis, essa voz de veludo que iniciou sua carreira compondo e cantando junto dos cabeludos do iê, iê, iê. A tarefa é encontrar dez palavras que rimam com coração e dez palavras que rimam com papel. Aí vão as dicas: o almoço de domingo, o que se põe no dedo…

A próxima canção, o clássico caipira Rio de Lágrimas, trago na voz do sambista Martinho da Vila. O que dirão os puristas? Vamos abrir nossas mentes à novas experiências musicais, e se você não gostar, não tem problemas, você encontrará facilmente a versão de sua preferencia na rede.

A missão será encontrar os versos que contem as rimas fora e chora, nascente e corrente, lagoa e pessoa, alcança e criança, saudade e verdade. É bom escrever para não se perder. Pense em mais três palavras que rimam com cada dupla de palavras apontadas na canção. Divertido?

Nosso genial Noel Rosa na canção Com que roupa nos presenteia com um parque de diversões lexical ao promover um jogo de rimas tão rico entre palavras tão diferentes. Vamos começar prestando atenção palavra roupa, que na canção é reduzida à “ropa” e as rimas que o compositor nos brinda. Que inusitado, não é mesmo? Mas não é só isso!

Busque ainda em cada estrofe, as palavras que rimam com luta, fagueiro, sapo e embora e a genialidade de Noel lhe será revelada. Nesta gravação de Gilberto Gil temos um clima perfeito de cadência e gingado que elevam o samba à mais nobre arte que o homem pode produzir!

Eu gosto de encontrar compositores que me surpreendem com suas rimas inteligentes e também gosto de estimular as pessoas a criarem suas próprias rimas. Se você tem seus versos preferidos e se aventura na criação, não seja tímido e compartilhe conosco!

*Maria Anastácia Manzano

Especialista em Musicoterapia, dirigente de Dança Sênior e em breve gerontologista, Maria Anastácia Manzano é colunista do blog Nova Maturidade. As publicações serão quinzenais, mas temporariamente temos o privilégio de textos semanais. Confira o currículo completo da nossa colunista e a coluna de estreia Brincar com música: para além do cantar no link.

Fale com a nossa colunista: anastacia@novamaturidade.com.br

(Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises