conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

Resiliência ajuda a superar turbilhão mental da pandemia

Resilência pandemia

O que leva algumas pessoas a terem mais capacidade de passar pelas adversidades, como esse momento de pandemia pela Covid-19, sem marcas em sua estrutura emocional e psíquica? A resposta é resiliência. A resiliência é a capacidade de superar adversidades e seguir adiante sem ter sequelas ou marcas limitantes. Pelo contrário, em muitas ocasiões, nos impulsiona a um crescimento capaz de estimular a busca por novos sonhos, metas e conquistas.

“Por conta da pandemia da Covid-19, estamos passando por um momento de alta de doenças emocionais. São distúrbios que nos deixam sem saber onde ir ou a quem recorrer, ainda mais quando isso se justa à instabilidade financeira. Precisamos aprender a aceitar que temos um problema, reconhecendo-o e confiando na ajuda especializada e na nossa capacidade de ressignificar as adversidades. Este é o segredo para desenvolver a tão desejada resiliência”, explica o palestrante Jean Rafael.

Cirurgião geral e coordenador da cadeira de Saúde e Espiritualidade da Universidade Federal de Alagoas, Jean Rafael foi diagnosticado com Síndrome do Pânico e Depressão há cerca de 11 anos. E, mesmo sendo médico, conta sempre em suas palestras que viu ali seu mundo desabar.

Os problemas emocionais, segundo o especialista, perdem força conforme descobrimos um novo modo de enxergar a vida. “Aquilo que aparece como insegurança e medo vai dando espaço à coragem de seguir adiante, vivendo a única certeza que temos na vida: o momento presente”, complementa.

Para o palestrante, perdemos a oportunidade de viver o presente quando pensamos demais em um futuro ou no passado. Um tempo que não teremos certeza que existirá ou que continua interferindo e desviando a atenção do aqui e do agora. Jean afirma que esse é mais um caminho para desenvolver a resiliência, aumentando a produtividade, a cooperação social, a criatividade e a resistência ao estresse.

Pandemia

O momento atual, de acordo com Jean Rafael, traz sentimentos de dor, medo de voltar a sair de casa, insegurança e tristeza e, com isso, muitas podem ser as implicações futuras na sociedade como um todo.

“Órgãos de saúde já sinalizavam, mesmo antes da pandemia, que as doenças emocionais seriam as que mais afastariam e limitariam as pessoas. Compreender e treinar a resiliência é uma oportunidade de superar a crise atual, saindo mais forte desse processo, afirma.

Como blindar a saúde mental:

Gratidão pandemia
Gratidão e propósito são fundamentais (Imagem de silviarita por Pixabay) 
  1. Seja grato sempre – mesmo quando as coisas não vão bem, sempre temos algo ou alguém por quem agradecer.
  2. Busque seu sentido de existência, ou seja, aquilo que te motiva hoje a seguir adiante.
  3. Procure aproveitar cada minuto – foque sua atenção nestes momentos e descortinará sobre você uma força motivadora intensa.
  4. Diante da adversidade, encontre o aprendizado que aquela a situação quer te mostrar e o que você pode mudar a partir daquela situação.
  5. Busque se autoconhecer, perceba as emoções que estão presentes dentro de você e não brigue com elas, apenas acolha-as e decida o que fazer em seguida – isso é agir em vez de reagir.
  6. Aproxime-se de pessoas que também querem crescer e desenvolver a resiliência.
  7. Seja flexível com o que não depende de você mudar, faça o seu melhor e siga adiante.
  8. Busque cuidar de você e criar espaços para você diariamente para auxiliar sua autoestima.
  9. Cultive a alegria de viver e o bom humor.
  10. Crie positividade em sua vida e na vida daqueles que estão próximo a você – isso torna o ambiente mais saudável.

Falar Inspira Vida

Falando em saúde mental, conheça também o Movimento Falar Inspira Vida, que tem como objetivo mudar a conversa sobre a depressão. Leia a matéria no blog Nova Maturidade. (Imagem principal de Photorama por Pixabay)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises