conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Turismo

Que tal um passeio virtual pela Mata Atlântica?

Parque das Neblinas Instituto Ecofuturo passeio virtual

Quer matar a saudade do contato com a natureza? O Instituto Ecofuturo oferece passeios virtuais pela Mata Atlântica. Por meio de vídeos gravados em Realidade Virtual, é possível “caminhar” por trilhas no Parque das Neblinas – reserva ambiental da Suzano, gerida pelo instituto – , observando a biodiversidade, como palmeiras-juçara, andar por passarelas suspensas e conhecer uma cachoeira.

O internauta pode ainda contemplar um mirante, dar uma volta pelo centro de visitantes, e até experimentar a canoagem no rio Itatinga – que é conservado na reserva. Tudo isso por meio da tecnologia de Realidade Virtual. Os vídeos em 360° proporcionam sensação de profundidade e diferentes ângulos, como se o visitante estivesse presente no local e olhasse ao redor.

No canal do Instituto no YouTube também há vídeos que mostram os animais que habitam (ou transitam) pela reserva, como a onça-parda, a anta e o veado. São flagrantes registrados pelas câmeras trap – armadilhas fotográficas – instaladas na área. E para curtir uma boa sinfonia, há playlists com sons de aves e de outros animais do Parque das Neblinas e da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru, também gerenciada pelo Ecofuturo.

Parque das Neblinas Instituto Ecofuturo passeio virtual

Com sete mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o Parque das Neblinas está localizado no Estado de São Paulo, entre as cidades de Mogi das Cruzes e Bertioga. Na reserva são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Mais de 50 mil pessoas já visitaram o local, que está temporariamente fechado, devido à pandemia do coronavírus.

Conhecimento

Como estratégia para compartilhar conhecimento – uma das premissas da organização -, o Instituto Ecofuturo disponibiliza em seu site uma Biblioteca Virtual, com mais de 80 publicações relacionadas às áreas de atuação do instituto: promoção de leitura, educação e conservação ambiental. Há livros, vídeo-oficinas e entrevistas, que reúnem informação, curiosidades e dicas. Todo conteúdo é gratuito e é possível fazer download das publicações.

Parque das Neblinas Instituto Ecofuturo biblioteca virtual

Entre os materiais, há a “Cartilha de Biodiversidade do Parque das Neblinas”, com destaques sobre a fauna e flora da reserva. Já o “Educando na Natureza” promove a reflexão sobre o potencial educador dos ambientes naturais. O “Passaporte para Leitura” tem dicas para incentivar a leitura dentro de casa e formar pequenos leitores.

Já para quem quiser conhecer melhor a trajetória do Instituto, a publicação “Ecofuturo – a vida que a gente quer” aborda a experiência e os impactos dos principais projetos da organização, e conta ainda com recursos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. (Fonte: Instituto Ecofuturo / Fotos: Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises