conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Propostas para prevenção e cuidado do Alzheimer tramitam no Senado

Alzheimer - propostas do Senado
Idosos são atendidos na Central Judicial do Idoso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

O Senado analisa duas propostas para prevenção e no cuidado do Alzheimer. Setembro marca a campanha de conscientização sobre prevenção, causas e tratamento da doença. O Dia Mundial do Alzheimer é celebrado no dia 21 de setembro. O Projeto de Lei 4.364/2020, do senador Paulo Paim (PT/RS) cria a Política Nacional de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e Outras Demências.

O texto determina que o Ministério da Saúde desenvolva campanhas de orientação e conscientização em clínicas, hospitais públicos e privados, postos de saúde, unidades básicas de saúde e de pronto atendimento.

O projeto estabelece o apoio e capacitação da atenção primária à saúde; uso de medicina baseada em evidências; articulação de serviços e programas já existentes; respeito às orientações de entidades internacionais (como as do Plano de Ação Global de Saúde Pública da Organização Mundial da Saúde em Resposta à Demência); prevenção de novos casos; uso de tecnologia em todos os níveis de ação; e descentralização.

Para justificar a proposta, Paim afirmou que, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a demência é a segunda maior causa mundial de incapacidade para pessoas de mais de 70 anos. De acordo com ele, entidades internacionais apontam que, em 2030, a prevalência na população total aumentará cerca de 50% nos países de renda alta, e cerca de 80% nos países de renda baixa e média.

O texto estabelece ainda que “os órgãos reguladores disporão de recursos específicos, na forma da Lei Orçamentária Anual, para o desenvolvimento de metodologias de exame de solicitações de aprovação de medicamentos e materiais relacionados ao tratamento de Doença de Alzheimer e outras demências”.

Ao Sistema Único de Saúde (SUS) caberá o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de tratamento e medicamentos para essas doenças, em colaboração com organismos internacionais e instituições de pesquisas.

Imposto de Renda

Outro projeto em análise é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 61/2017, de autoria do ex-senador Ronaldo Caiado,​ que inclui entre os rendimentos isentos do Imposto de Renda os proventos recebidos por pessoas com a doença de Alzheimer. O texto está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), mas as atividades na maioria dos colegiados estão suspensas por conta da pandemia.

No blog

Também em referência à Doença de Alzheimer, esse estão sendo promovidas lives do evento Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro, promovidas pelo Método Supera em parceria com Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e outras entidades e empresas.

(Fonte: Agência Senado/ Imagem principal: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...