conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Valéria Barrio Novo Gonçalves

Propósito de Vida: Qual é o seu?

Propósito - Valeria Barrio

Seu propósito na vida é encontrar um propósito e dedicar a ele todo o seu coração e a sua alma. (Sidarta Gautama (Buda)

Valéria Barrio Novo Gonçalves*

Muito se fala em propósito nos dias atuais, mas o que de fato é esse tal propósito e como encontrá-lo? Primeiramente precisamos estar atentos aos sinais que a vida nos dá. Muitas vezes estamos em uma rotina imposta pelos padrões da sociedade que deixamos de ouvir os sinais e principalmente o nosso desejo interno.

Comigo foi assim, desde muito jovem sempre senti a necessidade e o desejo de ajudar as pessoas e de cuidar de pessoas, mas não conseguia identificar o que exatamente me movia e nem sabia o que fazer. O tempo passou e eu, naquela ocasião não busquei viver o que hoje sei que era o meu propósito, até mesmo por desconhecimento.

Sempre estive ligada de alguma forma a essa motivação, mas sempre senti um incômodo por não conseguir fazer a diferença na vida das pessoas, não conseguia alcançar a necessidade daqueles que eu queria ajudar. Até que em um processo de auto avaliação e autoconhecimento muito sincero, percebi que precisava dar um direcionamento para a minha vida em busca de viver esse propósito.

Descobri que em meio a todos aqueles sentimentos e anseios, o meu propósito era de fato cuidar, proporcionar cuidado, ajudar quem precisa de cuidados. A partir de então enfrentei meus receios e medos e fui em busca de conhecimento para viver a minha verdade. E a confirmação de que estou no caminho certo vem a cada sorriso que recebo, a cada confissão de segredos, a cada olhar de gratidão e principalmente no resultado alcançado.

O amor que colocamos no ato de cuidar não tem preço, mas tem muito valor. O nosso olhar diz muito sobre nós e quando passamos verdade e amor, geramos uma relação de confiança e entrega que reflete em nossas ações. Tudo deve ser harmonioso, nossas palavras, olhares, atitudes devem seguir na mesma direção.

É necessário haver conexão para sentir, receber e expressar o sentimento. Quando nos permitimos escutar, temos a oportunidade de identificar o que faz bem para cada pessoa e muitas vezes basta estar disponível para ouvir sem julgamentos e condenações.

A nossa presença importa, faça o momento presente da sua vida valer a pena para você e para quem está perto de você. Hoje eu sinto satisfação no que faço e esse é o meu propósito.

Mas afinal o que é propósito e como descobrir o seu?

O que é?

Propósito é uma motivação verdadeira que temos dentro de nós, é a força que te move, te transforma, te incendeia e muitas vezes o medo nos impede de seguir esse caminho. É como o teu ser se manifesta nos seus atos e nas suas ações. É um processo de descoberta sobre quem de fato você é, porque você faz as coisas como faz…

Propósito é algo que te satisfaça como pessoa.

Como descobrir?

Algumas dicas para identificar o propósito:

  • Analise o que você gosta de fazer – Olhe para dentro de você, se conheça;
  • Descubra seus talentos/vocações – O que você sabe fazer muito bem;
  • Identifique como você pode contribuir com o mundo por meio de seu talento/vocação – Note que todo talento ou paixão tem algo a contribuir com o mundo. Não pense que isso refere-se a algo necessariamente grandioso como salvar vidas, resgatar animais, acabar com a pobreza.

Se suas atitudes contribuem para um pequeno grupo de pessoas ou para uma pessoa apenas, isso já lhe trará satisfação pessoal.

  • Dê para você mesmo o seu feedback – Se você está feliz, se estiver gostando, se te faz bem, está no caminho certo.
  • Ouça o feedback das pessoas – Se você conseguiu deixar sua identidade, sua marca, se conseguiu fazer a diferença na vida de alguém. Este é o caminho.
  • E por fim, nunca deixe de buscar novas habilidades para aprimorar e fazer o bem cada vez melhor.

E então? Você já sabe qual é o seu propósito? Vamos descobrir?

*Valéria Barrio Novo Gonçalves

Valeria Barrio Cuidado Cuidadores Cuidare

Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sempre foi apaixonada pelo tema do envelhecimento. Pós-Graduanda em Gerontologia na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), realizou cursos como de Estimulação Cognitiva para Idosos pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

Valéria, que estreou em junho como colunista do blog Nova Maturidade, é responsável pela Cuidare Santo Amaro, uma franquia de Cuidadores de Pessoas – idosos, adultos e crianças, com ou sem necessidades especiais. Para conhecer mais sobre a Cuidare Santo Amaro, entre em contato pelos telefones (11) 4281-2717 ou (11) 93435-1977 ou pelo e-mail santoamaro@cuidarebr.com.br.

A periodicidade da coluna é mensal. Confira também o texto de estreia de Valéria Barrio: Cuidados e cuidadores em meio á pandemia.

(Imagem principal de Alexas_Fotos por Pixabay

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises