conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Programa para pessoas idosas agora é USP 60+

USP Aberta à Terceira Idade USP 60+

Com mais de 20 anos de existência, o programa de atividades para pessoas com mais de 60 anos oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) mudou de nome. Depois da alteração em 2018 de Universidade Aberta à Terceira Idade para USP Aberta à Terceira Idade, agora o programa é USP 60+. O programa é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Cidade Universitária da USP.

Criado em 1994 pela saudosa professora Eclea Bosi, o programa foi uma das primeiras iniciativas do gênero no Brasil. Com o passar dos anos, a oferta de atividades às pessoas idosas se popularizou, chegando a outras universidades.  Por isso, em 2018, o programa para se diferenciar ganhou o nome de USP Aberta à Terceira Idade.

A nova mudança para USP 60+ vem da preocupação sobre a melhor reforma de se referir a esse público. No ano passado, o coordenador do programa, o professor dr. Egídio Dórea, iniciou a campanha Orgulho Prateado (leia mais aqui) para combater o preconceitos e as cargas negativas ligadas ao envelhecer. A iniciativa continua recebendo depoimentos de pessoas vítimas de preconceito pelo link.

A mudança no nome para USP 60+ tem como objetivo que adotar uma denominação que seja mais inclusiva e objetiva, tendo em vista o crescimento do público com mais de 60 anos e sua heterogeneidade. São grandes as diferenças entre as pessoas idosas, reflexos de aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

Inscrições

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, vão ser abertas as inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2020 do programa USP 60+. Em sua 52ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi da USP do interior, vai disponibilizar 5.643 vagas.

O programa oferece oportunidades em disciplinas regulares nos cursos de graduação e atividades complementares, como cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. Acesse a lista de atividades no site extensao.usp.br/usp60. Mais informações pelo telefone (11) 3091-9183 ou pelo e-mail usp60@usp.br. (Fonte: USP)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises