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Procon-SP alerta para compras na Black Friday

Black Friday recomendações Procon-SP

O Procon-SP orienta os consumidores a aproveitarem a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, de forma consciente e responsável. A tradição tem origem nos Estados Unidos e pode ser uma boa oportunidade para comprar os mais diferentes itens por um bom preço. Uma das recomendações é começar a pesquisar desde já, principalmente, verificar qual o preço que está sendo praticado no mercado.

No momento da pesquisa, o consumidor pode inclusive fazer um print da tela com o preço ofertado e assim comprovar se o preço é realmente promocional ou não. É possível ainda, contar com aplicativos e sites de comparação de preços.

Procurar com antecedência informações sobre o evento e as marcas que irão participar também garante uma boa organização na hora da compra. Para consultar sobre um produto/serviço deve-se sempre acessar os canais oficiais. Clicar em links de ofertas recebidos por e-mail ou redes sociais não é seguro.

Outras dicas

Recomenda-se também para a Black Friday fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e que estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento.

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.

Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).

Antes de qualquer compra online, é importante fazer uma consulta à lista “evite estes sites” do Procon-SP https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Direitos do Consumidor

Em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas.

(Fonte: Procon-SP Assessoria de comunicação / Imagem de Gerd Altmann por Pixabay)

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