conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Prevenção de quedas é tema de campanha do Sesc São Paulo

Campanha Prevenção de Quedas Sesc São Paulo

A Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, promovida pelo Sesc São Paulo, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo sempre no mês de junho, tem por objetivo contribuir para a conscientização das causas e consequências das quedas, por meio de dicas e reflexões sobre a importância dos hábitos cotidianos de prevenção e cuidado. Hoje, dia 24 de junho, é Dia Mundial de Prevenção de Quedas.

Todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30 a 60% dos idosos caem pelo menos uma vez. Estas quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais nas pessoas acima de 75 anos e, na sua maioria, ocorrem dentro de suas casas. Por isso, é importante transformar a casa em um ambiente seguro. 

Para abrir a Semana, tem transmissão ao vivo hoje (24), às 16 horas, no YouTube do Sesc São Paulo, do bate-papo promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc com o tema “Prevenção de Quedas – Mudar um Hábito Já Faz Diferença”. Participam da conversa Tiago Alexandre, docente do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), e Marcelo Valente, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) em São Paulo.  A mediação é de Gustavo Nogueira de Paula, mestre em Linguística aplicada e assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais (GEPROS) do Sesc São Paulo. 

O Sesc também elaborou e disponibilizou para download  um livreto com dicas de prevenção e principais cuidados relacionados aos hábitos e à segurança dentro de casa. No material também constam informações sobre alguns problemas de saúde que podem eventualmente surgir como consequência dessas quedas. Acesse aqui.

Prevenção 

Segundo o livreto elaborado pelo Sesc São Paulo, a prevenção de quedas entre os idosos deve começar com a mudança de hábitos. Estas mudanças devem ter como meta a manutenção da qualidade de vida, mas também da autonomia do indivíduo para a realização de todas as atividades diárias. 

Para um ambiente seguro, como explica o vídeo produzido pelo Sesc São Paulo para a campanha de 2016. É preciso iluminação adequada, pisos antiderrapantes, barras de apoio nos banheiros e outros itens de segurança. Utilizar calçados confortáveis é outro item importantíssimo, de preferência com solado espesso e antiderrapante, com amarração ou velcro. Vale lembrar que quanto mais estreito o sapato, menor a estabilidade dos pés. 

Também ganham destaque os hábitos formados por atitudes saudáveis e práticas de prevenção, como o uso responsável do celular, a socialização e o constante aprendizado, por exemplo. Saiba mais em https://www.sescsp.org.br/prevencaodequedas

Outros destaques

O Sesc Bom Retiro preparou uma websérie com sete episódios que traz dicas e orientações sobre saúde, comportamento e qualidade de vida para a prevenção de quedas. A cada programa, haverá também abertura para perguntas do público, além do quadro “Uma Mudança por Dia”, que propõe a inclusão de práticas saudáveis na rotina. Os episódios vão ao ar entre 24 e 30 de junho, às 10 horas, no Facebook do Sesc Bom Retiro, e têm apresentação de Daniel Caldeira, educador físico do Sesc São Paulo. 

No Facebook do Sesc 24 de Maio, uma série de três vídeos gravados pela fisioterapeuta Gabriela Goldstein, disponibilizados nos dias 25, 27 e 30 de junho, abordará reflexões sobre o medo que os idosos têm de cair, os fatores de risco, check list do ambiente e as mudanças de comportamento para a prevenção das quedas em idosos. Gabriela é fisioterapeuta, mestre em Ciências (USP), especialista em Gerontologia Social pela PUC-SP, dirigente de Dança Sênior e colaboradora do Portal do Envelhecimento.

Na quinta-feira, dia 26 de junho, às 11 horas, o Sesc Florêncio de Abreu exibe, em suas páginas no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, um vídeo com o Dr. José Luiz Riani Costa, médico mestre em clínica médica pela Universidade de Campinas (Unicamp). O conteúdo aborda informações sobre a queda como um fator de risco para a saúde futura, suas causas e possíveis caminhos para a prevenção. 

Blog

Para fomentar o debate sobre a importância da prevenção de quedas e as medidas a serem adotadas, o blog Nova Maturidade traz também uma entrevista com a profa. dra. Rosamaria Rodrigues Garcia, que entre outras atividades é diretora técnica da Gerência Especializada em Gerontologia do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes. Leia a matéria completa aqui. (Fonte e ilustração: Sesc São Paulo)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises