conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Prêmio Científico receberá inscrições até 15 de agosto

Prêmio Científico Profa. Maria Lúcia Lebrão

O Prêmio Científico Profa. Maria Lúcia Lebrão, que integra a programação do V Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo 2020, ampliou o prazo para inscrições. O evento será realizado no dia 12 de setembro, de forma online, a partir da Câmara Municipal de São Paulo. O tema desta edição será “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”. O prazo terminaria no dia 31 de julho, mas foi ampliado para o dia 15 de agosto. Os trabalhos devem ser enviados pelo e-mail  cea2020comissaocientifica@gmail.com.

A premiação tem como objetivo valorizar, qualificar, estimular, disseminar e dar visibilidade às pesquisas e experiências inovadoras que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, tendo como referência conceitual  o documento “Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A participação é aberta a organizações sociais sem fins lucrativos, de natureza pública ou privada, estudantes universitários, docentes, lideranças idosas e profissionais graduados de quaisquer áreas interessados no tema.

Os trabalhos inscritos devem estar em consonância com o tema central do Congresso: “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”, inspirado no Projeto Cidade Amiga do Idoso da OMS (2005). Nas modalidades Pôster ou Oral, os participantes poderão abordar um ou mais eixos temáticos do documento como prédios públicos e espaços abertos, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, e apoio comunitário e serviços de saúde.

Homenagem

Prêmio Científico Profa. Maria Lúcia Lebrão
Maria Lúcia Lebrão foi responsável pelo SABE (Foto: Divulgação)

A premiação homenageia a professora doutora e livre-docente da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), Maria Lúcia Lebrão, que faleceu em 2016. Durante sua vida profissional, construiu um importante legado para a pesquisa gerontológica e foi um ícone da epidemiologia do envelhecimento no Brasil. Entre os destaques de sua carreira, o projeto SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento), estudo longitudinal iniciado em 2000, que atualmente é coordenado pela professora dra. Yeda Duarte.

Regulamento

Veja o regulamento completo do Prêmio Científico Profa. Maria Lúcia Lebrão no site do Congresso Envelhecimento Ativo. O blog Nova Maturidade (leia mais aqui) faz parte da comissão organizadora, ao lado de especialistas, entidades e empresas que atuam no segmento do envelhecer e longevidade. O evento que chega à quinta edição neste ano, idealizado pelo médico e vereador Gilberto Natalini, já está com as inscrições abertas. Saiba mais no link. (Imagem principal – Saúde da Pessoa Idosa Goiás)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises