conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Plataforma Laços combate a solidão conectando gerações

Plataforma Laços conectando gerações

Combater a solidão de pessoas idosas é uma grande preocupação neste momento de isolamento social necessário para conter o avanço do coronavírus (Covid-19). A plataforma Laços, criada pelo designer de produtos digitais Matheus Leite, tem essa missão, promovendo ligações que amenizam o isolamento social dos mais experientes.

A Laços, segundo Matheus, cria um espaço de diálogo entre gerações, conectando jovens e pessoas experientes dispostas a conversarem sobre algum assunto de interesse em comum. A iniciativa estimula o resgate de memórias e histórias que constituem a identidade dos maduros, e também promove a humanização dos jovens, que podem aprender e refletir sobre o processo de envelhecimento.

“Queremos promover ligações sinceras. Por isso, jovens e experientes que estiverem dispostos a conversar fazem o cadastro, indicam um assunto de interesse (esporte, TV, viagens, filmes, livros ou música) e escrevem uma pequena curiosidade relacionada ao tema. Se eu escolhi música, a minha curiosidade é que quando mais jovem tive uma banda na escola, por exemplo”, explica o designer. Os interessados também devem informar um contato e qual melhor horário para receber ou fazer as ligações.

Conexão e tecnologia

Sempre conectado com ecossistemas de tecnologia e inovação, o designer acredita que a tecnologia precisa ser usada como ferramenta de transformação para ajudar as pessoas: “Comecei a estudar, pesquisar bastante sobre o envelhecimento populacional, e pude ver que de fato isso é um problema mundial, e que a solidão está relacionada com inúmeras doenças que aparecem em pessoas mais experientes”.

A ideia da plataforma surgiu em meados de 2017. “Eu tinha acabado de perder o meu avô por câncer e quis transformar aquela mistura de sentimentos entre raiva, tristeza e ‘eu poderia ter ficado mais tempo com ele’ em algo que fizesse sentido”, conta Matheus. Na época houve ensaios para criação da Laços, mas o projeto só saiu do papel neste ano motivado pelo isolamento social e a pandemia do novo coronavírus.

“Logo que começaram os assuntos de Covid-19, isolamento social e tudo mais que estamos vivendo hoje, eu só conseguia pensar que iria passar mais um ano e a Laços continuaria sendo um projeto na gaveta. Até que um dia eu me dei conta de que mais do que nunca a Laços seria importante e decidi que mesmo funcionando de um jeito simples, ela precisava existir”.

Plataforma Laços conectando gerações

A gentileza e respeito são fundamentais para fazer parte da Laços, sejam para jovens ou experientes. Os cadastros devem ser feitos na plataforma: https://lacos.digital. “Hoje, a gente funciona de forma bem simples, através de ligações. Incentivamos que a primeira ligação seja de maneira tradicional, para que as pessoas possam se conhecer e descobrir a melhor dinâmica para essa troca da experiências. A partir daí, é com cada dupla”. Saiba mais sobre a pandemia no blog. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises