conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Pinacoteca apresenta primeira exposição online

Pinacoteca Exposição meios digitais online

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta Distância, primeira exposição de vídeos e filmes pensada especialmente pelo museu para os meios digitais para ser apreciada pelo público durante este período de confinamento social. A ação inédita reúne cinco trabalhos do acervo que poderão ser vistos desta terça-feira, dia 12 de maio, até o dia 3 de agosto, a partir das 18 horas, exclusivamente pelo site www.pinacoteca.org.br. A curadoria é de Ana Maria Maia. 

Os selecionados são: Da janela do meu quarto (2004) de Cao Guimarães; O batedor de bolsa (2011) de Dalton Paula; Tarefa I (1982) de Leticia Parente; 9493 (2011) de Marcellvs L.; e A banda dos sete (2010) de Sara Ramo. Segundo a curadora, os filmes e vídeos têm em comum o ponto de vista de sujeitos por alguma razão apartados de uma sociabilidade imediata. “Longe o suficiente para não terem acesso, mas minimamente perto para observarem e comentarem essa condição”, explica.

9493 faz parte da mostra online (Divulgação)

Um garoto dentro de uma barraca de camping centrado no videogame é o protagonista de 9493, e segue indiferente ao vento forte que atinge a barraca. Em Da janela do meu quarto, o foco está em duas crianças na chuva por vezes brigando e também brincando. 

Nos vídeos Tarefa I e O batedor de bolsa, o sentido de distância extrapola os limites físicos e entra no campo social. No primeiro, uma empregada doméstica negra passa roupa da artista sem tirá-la do corpo. Já o segundo problematiza outro estereótipo, enquanto artista negro se coloca no vídeo e persegue uma bolsa feminina.

Por último em A banda dos sete, uma fanfarra de sete músicos toca realizando um movimento repetitivo e contínuo. No entanto a cada volta, o arranjo musical se modifica.

#PINADECASA

O projeto #pinadecasa, lançado no dia 18 de março, tem repercutido positivamente, segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Nas redes sociais diariamente uma obra da coleção do museu acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicações dos nossos curadores é postada.

Todo sábado, às 11 horas, tem live no Instagram. No próximo sábado, dia 16, o perfil @pinacotecasp recebe a curadora da exposição online Distância, Ana Maria Maia. As ações estão alinhadas com a inciativa #culturaemcasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

Pinacoteca Exposição meios digitais online

Faça também uma visita online à Pinacoteca pelo Tour Virtual 3D da Pinacoteca de São Paulo, criado pela Startup iTeleport Vivências Virtuais, que está disponível no site do museu (www.pinacoteca.org.br) ou pelo Google Arts and Culture (https://bit.ly/3aG3jFA). (Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises