conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Colunistas

Os insetos

Insetos - Maria Anastácia Manzano

Maria Anastácia Manzano*

Tenho tios apicultores. Por cerca de quatro décadas coletaram o mel das abelhas e ajudaram na polinização de grandes pomares e matas naturais do estado de São Paulo. O trabalho sempre foi intenso, consumia os finais de semana das famílias e, por vezes, lá estava eu querendo ajudar.

Para mim era diversão, mas lembro-me que para eles era exaustivo. Chegavam com o caminhão cheio de melgueiras, as caixas de favos repletos de mel, para serem centrifugados e posteriormente embalados. Porém, apesar de esgotados com o trabalho e a viagem, o bom humor era o que reinava. Boas lembranças!

Um dos tios recentemente encerrou suas atividades melíferas. Seu apiário sofreu um colapso ao ser atingido por agrotóxicos provenientes de uma pulverização aérea. Que tristeza! Isso não fazia parte do acordo! Como fica a polinização das frutas? Se não desta temporada, das futuras.

O outro tio ainda produz, mas acabou de avisar que para o ano é bem capaz que a colheita mal dê para a família, então é bom economizar. As abelhas estão sumindo… E como fica o mel nosso de cada dia? Pior, como ficam as novas gerações que dependem das abelhas para sobreviver? Não só as plantas, toda a cadeia alimentar. Não quero ser catastrófica, mas será uma catástrofe?

Enquanto tratamos de fazer nossos pequenos e grandes atos em favor da conservação do meio ambiente, vamos cantar e refletir. Começamos com nossa frequentadora assídua dos textos, Maria Betânia, em Abelha Rainha, que nos faz agarrar o Sol com as mãos.

Ainda é um tema atual a nuvem de gafanhotos que entraria no Brasil vinda da Argentina. Diferentemente das abelhas, este é um inseto que ninguém deseja em sua plantação. Beth Carvalho e Nara Leão imploram para que esses intrusos fiquem bem longe de seus roçados.

Os insetos do ambiente urbano também têm vez na voz de Adoniran Barbosa, este cronista da vida urbana. A conversa das mariposas com a lâmpada vale a pena ser lembrada.

Encerrando a nossa seleção de hoje, uma bela poesia de Vinícius e Moraes na bela voz de Adriana Calcanhoto, com borboletas para todos os lados.

É o que eu falo, meus amigos, nossas pequenas atitudes no dia a dia e nossas grandes decisões quando for a hora de apertar a tecla verde do confirma é que fazem a diferença no nosso país e fora dele. Um grande abraço!

(Imagem principal de vizyweb por Pixabay

*Maria Anastácia Manzano

Especialista em Musicoterapia, dirigente de Dança Sênior e em breve gerontologista, Maria Anastácia Manzano é colunista do blog Nova Maturidade. As publicações serão quinzenais, mas temporariamente temos o privilégio de textos semanais.

Confira o currículo completo e a coluna de estreia Brincar com música: para além do cantar e tantas outras já publicadas no link.

Fale com a colunista: anastacia@novamaturidade.com.br ou deixe seu comentário.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises