conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Valéria Barrio Novo Gonçalves

O efeito da gratidão na saúde mental, física e na felicidade

Gratidão - artigo Valéria Barrio

“Se você for grato por aquilo que você tem, você estará honrando aquilo que eu perdi.” (Brené Brown)

Valéria Barrio Novo Gonçalves*

Quando ouvi essa frase fiquei bastante impactada e reflexiva, pois é uma frase forte que nos faz perceber o quanto somos injustos com os outros e conosco. Mas essa frase se encaixa perfeitamente no momento que vivemos, onde muitas pessoas perderam muitas coisas. Muitos perderam entes queridos, perderam emprego, perderam a alegria, perderam a saúde, perderam a esperança, perderam sonhos.

Portanto quando somos gratos pelo que temos, por estarmos vivos, por termos saúde, por acordar pela manhã e ver a luz do dia, por termos ao nosso lado as pessoas que amamos, por poder ouvir, respirar, enxergar, sorrir… Quando somos gratos, no mínimo honramos, o que tantas pessoas perderam.

A autora dessa frase ainda diz que a gratidão é a principal característica das pessoas de coração inteiro e que vivem a vida integralmente.

E o que seria viver integralmente?

Viver integralmente é estar presente no agora, viver o que a vida nos apresenta, valorizar o momento nos pequenos detalhes e irradiar o sentimento de gratidão ao nosso redor. É perceber que nada é banal, estar vivo não é banal, ter suas funções preservadas não é banal, portanto, entender que o que parece banal na verdade é um grande privilégio faz com que demos mais valor ao que temos.

Diversos especialistas já comprovaram que o processo de exercitar a gratidão traz muitos benefícios à saúde mental e física, assim como a redução do estresse, da pressão arterial. E ainda proporciona a liberação de hormônios que tornam a interação social mais prazerosa, melhora o humor, o otimismo e a qualidade do sono.

Além disso, aumenta a produção de neurotransmissores que têm relação direta com a felicidade, atenção, foco, assim te traz para o momento presente evitando que você se perca no passado ou no futuro. Estar presente no agora diminui o risco de ansiedade e depressão. Desse modo a gratidão é um tipo de tratamento ou de prevenção para casos de ansiedade e depressão.

Quando somos gratos temos a sensação de pertencimento e propósito. Gratidão promove equilíbrio, e o equilíbrio é o caminho para a saúde mental. Os seres humanos naturalmente tendem a valorizar situações negativas. Se passamos o dia todo bem e no final do dia algo negativo acontece, automaticamente nosso cérebro supervaloriza o momento ruim e torna o registro daquele dia como negativo.

Quando começamos a praticar o exercício da gratidão e a perceber tudo pelo que podemos ser gratos, conseguimos ao menos gerar um equilíbrio entre as situações negativas e as positivas e com isso o negativo se torna mais leve e menos importante.

Vamos praticar a gratidão?

  • Sorria mais;
  • Seja gentil com as pessoas;
  • Interaja mais:
  • Faça elogios e saiba receber e agradecer elogios;
  • Seja paciente;
  • Demostre gratidão por si mesmo;
  • Perceba o lado bom das coisas;
  • Ame o que tem e se motive para buscar seus sonhos.

Pessoas gratas são mais felizes, portanto, você irá irradiar felicidade, otimismo e isso formará uma corrente positiva entre os que dão e os que recebem gerando benefício a todos.

Por fim seja grato, seja feliz!

*Valéria Barrio Novo Gonçalves

Valeria Barrio Cuidado Cuidadores Cuidare

Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sempre foi apaixonada pelo tema do envelhecimento. Pós-Graduanda em Gerontologia na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), realizou cursos como de Estimulação Cognitiva para Idosos pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

Valéria, que estreou em junho como colunista do blog Nova Maturidade, é responsável pela Cuidare Santo Amaro, uma franquia de Cuidadores de Pessoas – idosos, adultos e crianças, com ou sem necessidades especiais. Para conhecer mais sobre a Cuidare Santo Amaro, entre em contato pelos telefones (11) 4281-2717 ou (11) 93435-1977 ou pelo e-mail santoamaro@cuidarebr.com.br.

A periodicidade da coluna é mensal. Confira também o texto de estreia de Valéria Barrio: Cuidados e cuidadores em meio á pandemia.

(Imagem de 4653867 por Pixabay

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises