conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

#MuseumWeek em São Paulo

Os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, entre amanhã, dia 13, e domingo, dia 19, participam da #MuseumWeek 2019, ação realizada nas redes sociais com bastidores, curiosidades e atividades. Assim como outras instituições do mundo, será um tema diferente por dia.

Museus da capital e do interior abraçaram a iniciativa. Em São Paulo, a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Casa Mário de Andrade, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Pinacoteca do Estado e Paço das Artes. No interior, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).W

O principal tema da #MuseumWeek 2019 será o lugar da mulher na cultura no passado, presente e futuro. O movimento #WomanInCulture visa valorizar o espaço das mulheres na sociedade. Haverá, para cada dia, uma hashtag diferente, representando um tema específico. O perfil da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (@culturasp) compartilhará diariamente as postagens de destaque de cada museu.

Temática

Segunda-feira (dia 13) – #WomenInCulture – Dia dedicado às mulheres que atuam nos campos da história, arte, cultura e ciência – famosas ou anônimas – e que, por meio de suas ações, estruturam a sociedade.

Terça-feira (dia 14) – #SecretsMW – Os museus vão apresentar detalhes de seus bastidores: exposições em preparação, sessões de restauro, manutenção do acervo, profissionais atuantes e dispositivos utilizados.

Quarta-feira (dia 15) – #PlayMW – Serão abordados os jogos  e dinâmicas que os museus realizam em suas programações para aproximar e integrar o público de forma lúdica e interativa.

Quinta-feira (dia 16) – #RainbowMW – Os museus vão mostrar obras e espaços que se destacam visualmente pela variedade de cores e celebrar a Paz e a causa LGBTQ.

Sexta-feira (dia 17) – #ExploreMW – A proposta é estimular a criatividade, sair do padrão e ir além do comum, mostrando ações inovadoras que exploram o espaço, a arte e o intelecto.

Sábado (dia 18) – #PhotoMW – Dia de compartilhar fotografias inspiradoras dos museus e seus acervos. Fotógrafos profissionais e amadores serão convidados a participar compartilhando seus olhares nas redes sociais.

Domingo (dia 19) – #FriendsMW – No último dia, os museus convidam o público para um passeio cultural com seus amigos, promovem ações especiais para celebrar a amizade e apresentam obras que retratam o tema.

#MuseumWeek

Trata-se do primeiro evento cultural mundial que acontece totalmente nas redes sociais. São sete dias de cultura e arte com um tema e uma hashtag diferente. Os museus brasileiros participam pelo sexto ano. Em 2018, a #MuseumWeek foi dedicada à tolerância e à cidadania, e em 2017, o tema também foi focado nas mulheres na sociedade. Saiba mais no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo)

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises