conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Multinacional anuncia parceria com a startup Maturi

A parceria tem como objetivo mapear e entender o momento do público maduro na Kimberly-Clark, por meio de pesquisa e palestras

Parceria Kimberly-Clark Maturi
Close up of a man working on the computer

A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, anunciou recentemente a parceria com a Maturi, startup especializada em fomentar a presença de pessoas 50+ no mercado de trabalho. Desde 2018, a companhia vem desenvolvendo ações e estratégias voltadas ao tema de diversidade e inclusão, olhando também para o cenário geracional e seus principais desafios.

A primeira etapa da parceria com a Maturi foi a realização de um diagnóstico para mapear e compreender o momento e a percepção desse público da multinacional, quanto ao seu trabalho, experiência e seus objetivos para o futuro. Um dos destaques da pesquisa é que 69,99% dos entrevistados pensam em se aposentar na companhia. A pesquisa abordou funcionários de todas as localidades, setores e funções. De acordo com a multinacional, os resultados serão direcionadores para as novas ações e políticas destinadas ao pilar de gerações.      

Além de pesquisa qualitativa e quantitativa, foram realizadas palestras de sensibilização sobre o tema e workshops com as lideranças da companhia e embaixadores do pilar para aprofundar ainda mais o debate e reflexões sobre o tema e próximos passos. A intenção da Kimberly-Clark é eventualmente abrir programas de contratação de profissionais mais velhos, mas a decisão deve ocorrer apenas ao final deste período de avaliação.  

Atualmente, a porcentagem de colaboradores 50+ da companhia é de 5,9%, por volta de 260 profissionais. A multinacional afirma que realiza ações internas que possam contribuir e incentivar esse público para que continuem trabalhando em um ambiente que permita seguir aprendendo, ensinando, motivando e inspirando, além de reforçar a saúde e o bem-estar social.

Diversidade

Para a Kimberly-Clark desenvolver um ambiente onde todos sejam incluídos e inspirados a realizar seu melhor trabalho e onde as diferenças sejam valorizadas é essencial para o sucesso. Em 2019 a multinacional deu um novo passo para aprofundar o tema da diversidade em pauta dentro da companhia, e desde então vem evoluindo.

A multinacional é referência em equilibrar o número de mulheres em cargos de liderança e no aumento nas contratações de pessoas com deficiência (PCDs) e promoção de ações para a troca entre gerações. Também tem liderado comitês para o planejamento e execução de iniciativas para etnias e comunidade LGBTQIA+.

A decisão pela parceria com a Maturi, segundo a multinacional, está alinhada à estratégia de ampliar seus esforços na pauta de diversidade. Visando dar voz ao protagonismo de seus colaboradores, a companhia fomenta comitês focados em cinco pilares de diversidade – gênero, raça, PCD, gerações e LBTQI+. São grupos multifuncionais formados voluntariamente por colaboradores de todos os cargos e localidades da empresa. Cada comitê é liderado por um gerente e tem um diretor como embaixador.

A multinacional ainda promove o programa Mentoria Reversa, que conecta colaboradores que estão em diferentes momentos de suas carreiras para trocar conhecimentos sobre ferramentas de trabalho, técnicas e dicas de gestão. Além de ações como mês de gerações (agenda de ações de fomento à informação) e Semana Global de Inclusão, onde são debatidos temas para promover uma maior compreensão dos tópicos de diversidade.

(Fonte: Kimberly-Clark/Edelman / Imagem principal: Caneta foto criado por gpointstudio – br.freepik.com)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...