conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Eventos

Mirian Goldenberg estará em Mogi das Cruzes nesta sexta

A antropóloga e escritora Mirian Goldenberg estará na cidade de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, para a palestra “A Invenção de uma Nova Velhice”. A cidade também será a terceira a receber o lançamento do novo livro “Liberdade, felicidade e foda-se! – As Perguntas e as Respostas para Viver mais Feliz” (Editora Planeta). O evento será às 19h30, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), que fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55, Vila Nova Mogilar.

Os interessados em participar devem trocar os ingressos por um pacote de fraldas geriátricas (tamanhos M ou G, mínimo de 8 fraldas por pacote) nas sedes dos organizadores e apoiadores da ação. A realização é do Fundo Social de Mogi das Cruzes (prédio-sede da Prefeitura de Mogi – avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277), com apoio da Rádio Metropolitana AM 1070 (rua Barão de Jaceguai, 468) e da Livraria Leitura (Mogi Shopping). 

A palestra vai abordar as mudanças das representações, significados, desejos, medos, comportamentos, discursos e valores dos homens e das mulheres a respeito do envelhecimento na cultura brasileira. A partir de uma nova realidade sobre o envelhecimento no Brasil, Mirian lança uma reflexão sobre os estereótipos e preconceitos associados aos corpos de mulheres e homens mais velhos, mostrando a importância da liberdade, do prazer e do cuidado em todas as fases da vida. O vídeo da palestra no TEDxSaoPaulo de janeiro do ano passado já tem mais de um milhão de visualizações. Assista clicando aqui.

São aproximadamente 30 anos de pesquisas antropológicas realizadas pela antropóloga no Brasil com cinco mil mulheres e homens, de 18 a 98 anos, em comparação com dados levantados em outras culturas. Mirian é autora de vários livros como “Toda Mulher é Meio Leila Diniz”, “Os Novos Desejos” e “A Bela Velhice”. É colunista do jornal Folha de S. Paulo desde 2010 e faz participações no programa “Encontro com Fátima Bernardes” (Globo).

O novo livro “Liberdade, felicidade e foda-se! – As Perguntas e as Respostas para Viver mais Feliz” (Editora Planeta), lançado em São Paulo e no Rio de Janeiro, já entrou para a lista dos mais vendidos da seção de Antropologia do site Amazon. Mirian ainda cursa o pós-doutorado “Envelhecimento e Felicidade”, pelo Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IVIG/COPPE/UFRJ).

Beneficente

Os pacotes de fraldas geriátricas arrecadados serão destinados a entidades sociais e equipamentos municipais que prestam atendimento a pessoas da terceira idade. Os beneficiados serão: Instituto Pró+Vida, Centro Dia do Idoso, Casa São Vicente de Paulo, Vila Dignidade, Associação Madre Esperança e Associação Manuel Maria. (Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes / Imagens: Divulgação / Reprodução Facebook)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...