conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Colunistas

Minha festa preferida

Festa São João Maria Anastacia Manzano

Maria Anastácia Manzano*

Estava tão gostoso aquele reboliço/Mas é que o sanfoneiro/Ele só tocava isso! (Geraldo Medeiros e Haroldo Lobo)

Festa de São João é uma das lembranças mais antigas e mais prazerosas que tenho. Quando criança, era a única vez que eu podia usar maquiagem. Fita no cabelo e vestido rodado davam vazão a minha vaidade feminina nascente, que não encontravam muito espaço para a manifestação. Mas na festa junina era permitido. Dançar, comer, paquerar, prazer de sentir-se viva e feliz.

Já pré-adolescente a emoção era planejar a festa da família no sítio. Listas e mais listas de quem faria o quê, dos convidados, das músicas, das comidas. Emoção maior quando puxei a quadrilha! E dor maior quando passei a noite no banheiro, com piriri, de tanta paçoca que comi! Mamãe ainda se lembra e ralha comigo “não vai comer muito, que você passa mal”.  Ela me ama e cuida de mim.

Jovenzinha descobri os sabores do quentão, que em casa fazemos com pinga e gengibre, e vinho quente, com vinho e frutas. As festas ganharam contorno de gente grande.  Ainda com a família e amigos, muita comida, dança, “causos”, me permitindo a alegria sincera e o prazer inocente.

As músicas que me trazem as sensações boas das festas não são necessariamente aquelas dos personagens típicos dos enredos do São João. Claro que Luiz Gonzaga é o Rei e com ele começo a seleção de hoje reverenciando seu pai em Respeita Januário. Gosto tanto desta canção porque, dentre outras coisas, traz o respeito que devemos ter com o que nos antecede. Com nossos antepassados e nossa história. Para minha vida e meu trabalho isso é fundamental. Sem isso eu nada seria.

                Arranjos novos para canções antigas me atraem e esta em especial, pois foi composta por minha xará Anastácia e Dominguinhos. Quando sós ou mesmo acompanhados sempre estamos querendo um xodó. Elba Ramalho é pura animação!

                Cantoras novas também me animam. O que dizer da linda e talentosa Lucy Alves? Gosto muito da sua voz e da sua versatilidade e embora a música escolhida mais uma vez fale de alguém sozinho, vamos cantar, vamos cantar …

                Se me chamar de Moça Bonita ganha um sorriso uma dança, com certeza. O encontro dos amigos Alceu Valença e Geraldo Azevedo fazendo a alegria da festa. Pena que a canção dura pouco.  

                Em nosso “Arraiá” não poderia faltar o Mestre Gilberto Gil. Se segura meu bem pois estou te Esperando na Janela.

                Conte-nos, como você comemora o seu São João? Quais as suas músicas preferidas para dançar nas festas? Quais são as comidas mais gostosas? E este ano, o que de diferente você fez para sua Festa Junina? Para mim foi especial pois compartilhei minhas festas com vocês.

*Maria Anastácia Manzano

Colunistas Maria Anastácia Manzano Brincar com música

Especialista em Musicoterapia, dirigente de Dança Sênior e em breve gerontologista, Maria Anastácia Manzano é colunista do blog Nova Maturidade. As publicações serão quinzenais, mas temporariamente temos o privilégio de textos semanais. Confira o currículo completo da nossa colunista e a coluna de estreia Brincar com música: para além do cantar no link.

Fale com a nossa colunista: anastacia@novamaturidade.com.br

(Imagem principal de 2719743 por Pixabay

1 Comentário

1 Comentário

  1. Camila

    26 de junho de 2020 às 19:48

    Amei a trilha sonora, realmente essa festividade sempre nos convida a voltar no tempo ❤️ Amei mesmo na quarentena essas músicas vão esquentar nossos corações!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises