conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Mente saudável é tema de encontro da Apoio

Márcia Andrade Apoio evento mente saudável

Manter uma mente saudável é um desafio em qualquer fase da vida, ainda mais diante do envelhecer. E “Os desafios para mantermos a mente saudável” foi o tema do último encontro temático da Apoio, promovido no dia 26 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo. O grupo atua na capacitação e orientação promovendo ao longo do ano o curso “Boas Práticas de Atenção à Pessoa Idosa”.   

A Apoio tem à frente Marcia Chorro dos Santos, Beth  Vasconcelos e Claudia Vallone. “O encontro temático é  para complementar temas que despertam mais o interesse dos participantes do curso, mas que em função da carga horaria, a gente não consegue abordar com profundidade”, explicou Marcia em entrevista ao blog.

No dia 26 de novembro, a importância de manter uma mente saudável foi abordada pelas palestrantes da AtivIdade Envelhecimento Ativo: a pedagoga Márcia Andrade, a psicopedagoga Agda Carboni e a psicóloga Marina Whitaker. Criada há aproximadamente quatro anos, a AtivIdade oferece acompanhamento cultural, capacitação profissional que desejam ser acompanhantes culturais, projetos educacionais em escolas com conteúdo sobre envelhecimento e no próximo ano devem promover um curso de estimulação cognitiva para cuidadores.

E como manter a saúde da mente e do corpo? Como bem destacou Márcia Andrade (em destaque na foto principal) com atividade física, alimentação balanceada, qualidade do sono, atenção às emoções, disposição para aprender, interação com novas tecnologias e cultivando as relações sociais. As palestrantes também destacaram a importância da estimulação cognitiva por meio de testes práticos.  

Para Marcia, da Apoio, também destacou a importância do tema abordado no último encontro do ano. “As palestrantes fizeram uma abordagem interessante, mostrando que a importância de se preocupar com a mente, não pode estar separado do corpo. Então se você mantém o seu corpo saudável, provavelmente a sua mente vai sofrer reflexos desse cuidado com o corpo. O declínio é natural mas é importante fazer com que o cérebro permaneça por mais tempo em atividade”.

Envelhescentes

“A sociedade de forma geral está envelhecendo. Nós vamos ser um número maior do que jovens e crianças, então todo conhecimento, todo conteúdo que você puder trabalhar para deixar as pessoas mais informadas é relevante”, disse Agda ao blog Nova Maturidade.

Para a psicopedagoga, “as pessoas estão envelhecendo sem conhecer muito como é o processo de envelhecimento”. E manter a mente saudável é importante para todos. “A saúde mental na sociedade atual está sendo fundamental, porque as pessoas estão se deixando levar por uma série de fatores, esquecendo as relações interpessoais”.

Agda e Márcia são professoras aposentadas e depois da aposentadoria resolveram buscar uma nova forma de trabalho, juntamente com Marina. “Como a gente trabalha na área de Humanas, achamos que por nossa própria condição, já entrando na fase do envelhescente, resolvemos estudar o envelhecimento”, contou.

Apoio

A programação de 2019 terminou semana passada para a Apoio com dois cursos de “Boas Práticas para Atenção à Pessoa Idosa”, nos dias 28 e 30 de novembro. O último foi realizado na Faculdade Anhanguera – Unidade Santana, voltado não apenas para alunos, mas para toda a comunidade. “Foi um convite que nos chegou em um momento bem interessante e deu vontade realmente de levar até para dentro da faculdade. Nós temos recebido muitos participantes que são estudantes da área de saúde. A gente entendeu que era um bom momento para estreitar relações com este público”, ressaltou Marcia.

A programação da Apoio para 2020 está sendo elaborada e deve ser divulgada em breve. Acompanhe o Grupo Apoio pelo site (clique aqui) e na rede social Instagram (acesse). Com apoio de parceiros e patrocinadores, Marcia, Beth e Claudia pretendem manter o trabalho. “Nós queremos manter para este pessoal que precisa tanto de informação para poder se aperfeiçoar naquilo que a vida obriga que a gente faca, que é cuidar do outro”, concluiu. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises