conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Maturifest 2020: longevidade, positividade e inspiração

Maturifest Mórris Litvak Nilton Molina Chieko Aoki

O Maturifest 2020, realizado no início de julho pela Maturi, trouxe importantes reflexões e debates sobre longevidade, empreendedorismo e trabalho para os 50+. Para quem comprou o ingresso solidário é possível acessar as palestras na plataforma MaturiAcademy. Um dos destaques foi a pesquisa Maturis em Tempos de Covid-19 no público 50+ feita em parceria com a Aposentadoria Plena, empresa de Brasília, que tem entre as fundadoras a orientadora de carreira Juliana Seidl.

Realizado durante o mês de maio com mais de quatro mil respondentes, a maioria deles da região Sudeste, o levantamento revelou os impactos sobre a situação financeira, com a adoção de estratégias para reduzir gastos e custos; a procura por um novo emprego ou uma segunda carreira, e sobre a saúde, como alguns passaram a refletir mais sobre a saúde mental e física.

Os números da pesquisa devem ser detalhados em um e-book e uma live específica deve ser promovida, como Mórris Litvak, CEO da Maturi, explicou na ocasião. Porém, um dos pontos principais é a opinião sobre a classificação das pessoas idosas como grupo de risco. Embora a maioria concorde (60,8%), muitos acreditam que o termo correto seria comportamento de risco, levando em conta quem se expõe sem necessidade ou a devida proteção, e o maior fator de risco seria na verdade, a questão socioeconômica.

Mirian Goldenberg

Mirian Goldenberg Maturifest

Entre as palestras do Maturifest 2020, a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg falou sobre Velhofobia X Projeto de vida e busca de significado. A mediação foi de Walter Alves. Pesquisadora de questões envolvendo homens e mulheres, aos 40 anos depois de uma visita a dermatologista, que indicou procedimentos de rejuvenescimento, ela deu uma virada em sua vida e decidiu compreender a realidade do envelhecimento. Ao longo de sua carreira, já são sete livros sobre o tema.

Neste momento de pandemia, sua força está na amizade com nonagenários, que a alimentam de amor e alegria. Eles se falam diariamente por telefone fazendo jogos de palavras, grupo de estudo de obras literárias, trocam pensamentos de escritores e pensadores, além de música.

Segundo Mirian, mais que um abraço neste período difícil para todos, ela nunca deu e recebeu tanto amor, e seu projeto de vida voltado ao envelhecimento e felicidade, agora é vivido 24 horas do dia. Com uma escuta ativa e conversa atenciosa, que faz com que ela e seus amigos se sintam ativos e importantes, criando em conjunto atividades. Um propósito de vida verdadeiro e com significado para todos.

Para passar pela pandemia, Mirian recomenda não se angustiar muito com o amanhã, fazer o que puder para viver como possível o hoje. E quanto às relações, segundo ela, muitas pessoas estão aprendendo muito, principalmente os homens que estão espontaneamente assumindo responsabilidades que antes não tinha na casa, o que deveria ser uma lição para fazer do lar o mundo que se quer viver.

Psicologia positiva e bem-estar

Outro tema importante do Maturifest 2020 foi Psicologia positiva e bem-estar debatido no painel com mediação de Maurício Machado, da plataforma ‘São Paulo São’ e a participação de palestrantes como Eduarda Oliveira, criadora, curadora e presidente da Comissão Organizadora do International Happiness Forum. Eliete Oliveira, consultora para recolocação, transição e desenvolvimento de carreira, que fez recentemente 50 anos, ressaltou que é preciso entender o trabalho como algo maior que o emprego, que é possível usar o talento além do emprego formal.

Com redesenho do trabalho, Eliete afirmou que é possível perceber que ele é parte da vida, não está dissociado e deve ser significativo para todos. Quanto aos processos seletivos, a tendência, segundo ela, é para o desenvolvimento de talentos e bem-estar, com pessoas tendo desafios compatíveis com os recursos que apresentam.

Para Denise Garcia, palestrante e consultora em gestão comercial e desenvolvimento humano, o importante é fazer a gestão da mente, trazê-la para o momento presente e fortalecer as habilidades sócioemocionais para que as decisões sejam assertivas. O estresse faz parte da vida, mas é a forma como lidamos que fará a diferença, como também uma alimentação saudável, respeitar as horas de sono, buscar manter o estado positivo da mente, a respiração correta, entre outras medidas para aumentar a energia que dispomos.

Para iniciar uma nova caminhada, segundo Yvonne Hendrych, life designing e mindset coach, é preciso se permitir analisar o que não se quer mais, o que precisa ser jogado fora, e seguir com pequenos testes para sentir se o caminho que achava certo intelectual e emocionalmente era realmente correto. No ditado, faça dos limões uma limonada, ela acredita que os limões fazem parte do caminho e dão muitas informações e dicas sobre o que vem pela frente.

Marca pessoal

Maturifest Elisa Tawil Bruno Scaldaferri Santander Amanda Graciano Maria Candia]da

Com mediação da jornalista Maria Cândida, Marca pessoal como ferramenta de liderança também foi tema de um painel no Maturifest 2020. A mais nova dos painelistas, Amanda Graciano, facilitadora de startups, contou que vem construindo sua carreira e seu conhecimento com foco em experiências, em coisas que quer vivenciar. Com as fronteiras quebradas pela pandemia de Covid-19, o conhecimento que pode ser aplicado em qualquer outro lugar do planeta.  Importante descobrir o que se faz muito bem, explorar esse e desenvolver outras habilidades.

Bruno Scaldaferri, Superintendente de Recursos Humanos – Diversidade & Inclusão do Banco Santander, que vem investindo na contratação de pessoas 50+, destacou a importância de estar aberto a aprender e reaprender, afinal todos estamos sujeitos a falhas. E mostrar-se autêntico, ter uma narrativa verdadeira condizendo com a história construída ao longo da vida.

A importância de ter uma pegada digital, manter-se atualizado quanto às novas tecnologias, foi ressaltado por Elisa Tawil, mentora e consultora estratégica de negócios.  Os empregos como conhecemos estão diminuindo e é preciso não ter medo de abrir o leque de possibilidades que podem surgir para trabalhos feitos a partir de qualquer lugar, em qualquer momento.   

A jornalista Maria Cândida vem se reinventando e hoje é influencer ageless. Segundo ela, ageless se refere a uma geração não determinada pela idade, com todos se conectando e aprendendo juntos, de acordo com interesses e segmentos. Mas para isso é preciso estar aberto a conhecer coisas diferentes, perceber que o mundo não é mais o mesmo, poder se adaptar rapidamente.

Inspiração

Assim como Abílio Diniz que encerrou o primeiro dia do Maturifest 2020, a Conversa com Empreendedores fora de série inspirou quem acompanhou os quatro dias do evento. Segundo Chieko Aoki, fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, quando você se dedica a algo que tem significado para você, as pessoas se envolvem e compra a ideia. Lembrando a história do marido que permaneceu por anos doente, ela destacou que a vida acaba em segundos, por isso a importância de se fazer o que gosta, sem estar presa a padrões e obrigações. E não se pode esquecer de aproveitar a vida.

Nilton Molina Chieko Aoki

Nilton Molina, de 84 anos, 55 deles na área de seguros e previdência, que completou o painel, afirmou que costuma brincar que é uma amostra grátis do Instituto Mongeral Aegon, que preside, por ter autonomia física e intelectual, entusiasmo e principalmente se respeitar e se fazer respeitar pelo respeito que tem a si mesmo.

O instituto trabalha no projeto RETA (Regime Especial de Trabalho do Aposentado), voltado para aposentados que precisam complementar a renda e também manter-se ativos. Inspirado no Jovem Aprendiz, a ideia é que não haja vinculo empregatício e o período de trabalho seja diferenciado. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises