conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Velhices

Maria do Carmo Cunha: inspiração para Envelhecer com Estilo

Maria do Carmo Cunha Madis Envelhecer com Estilo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, conheça Maria do Carmo Cunha, a Madis, que ao lado da irmã Ana Esmeralda Lucas, a Ismê, reiventou a vida depois da aposentadoria, quebrando o tabu do preconceito e da invisibilidade de quem está chegando ou passou dos 60 anos. Em 2017, elas criaram o grupo no Facebook e blog: Envelhecer com Estilo.

O primeiro ano terminou com pouco mais de 12 mil pessoas acompanhando as irmãs, a maioria mulheres. No final de 2018 o grupo já tinha 190 mil membros, e atualmente são aproximadamente 240 mil pessoas, dez mil delas apenas em Portugal. O grupo recebe 14 mil comentários por mês, e o blog tem 25 mil assinantes. Vale a pena conferir!

Madis tem 68 anos é formada em Ciências Sociais, pós-graduada em Recursos Humanos, área em que fez carreira, e recentemente participou do curso do Sebrae Empreende Aí. Foi ao envelhecer que ela encontrou uma nova oportunidade para continuar aprendendo, realizar sonhos, projetos e superar as adversidades que surgem pelo caminho.

A ideia de trabalhar com o mundo digital e conectar pessoas, inspirando e incentivando novas ideias começou com a irmã Ismê, que já trabalhava no segmento. Um dos projetos da dupla traz ferramentas do marketing digital desde a criação de um site até um sofisticado funil de vendas por meio da franquia https://elitedomarketing.com.

Realização

O grupo e o blog Envelhecer com Estilo segue crescendo preservando o objetivo inicial da dupla: criar soluções para que o público sênior seja ativo, engajado e produtivo, especialmente as mulheres que continuam sendo a grande maioria, mais de 90% dos membros.

“O importante é que você consegue modificar a vida das outras pessoas. Na realidade eu não ensino nada, eu aprendo muito mais do que ensino, muito mais. Sempre trabalhei na parte de Recursos Humanos, com pessoas por isso a gente incentiva muito o encontro fora, que elas façam eventos para se conhecer, não ficar só na internet”, explica Madis, que também faz questão de interagir e conversar com as participantes.

O incentivo no grupo vai além como o convite para quem se destaca participar do blog. “Quando eu percebo que alguém escreve legal, eu convido e ficam muito lisonjeados, porque estão meio que escondidos e o blog acaba dando visibilidade”, conta Madis. Assim foi com Adele Pereira, 69 anos, que se revelou uma talentosa escritora. Hoje é colunista do blog e faz parte da Academia de Letras da Sociedade de Poetas Virtuais.

Longevidade

A causa da longevidade foi totalmente abraçada por Madis, que se engajou em grupos e tem procurado diferentes projetos e iniciativas como o programa habitacional Cidade Madura, na Paraíba, que já foi tema de matéria no blog (leia aqui), e ações de Vitória, no Espírito Santo. A cidade, segundo Madis, tem aulas de hidroginástica no mar, academia ao ar livre com orientação de professores e inclusão digital trabalhada por faixas etárias. (Katia Brito / Foto: Divulgação)

2 Comentários

2 Comments

  1. adriano antonio da costa

    28 de janeiro de 2021 às 21:33

    Ola
    Sou Adriano Antonio, trabalho no Sesc Piracicaba, estou à frente do Trabalho Social com Idosos, nesta unidade.

    Gostaria de convidar para um bate papo, online, com Maria do Carmo Cunha. Para falar do seu projeto e histórico de vida para um grupo de Idosos da cidade de Piracicaba.

    Ação totalmente online, pode acontecer nos dias que nos encontramos com os idosos.

    Terças ou quartas das 15h às 17h

    Segue meus contatos – adriano.costa@sescsp.org.br (19) 99788 2389.

    Aguardo retorno

  2. Katia Brito

    28 de janeiro de 2021 às 21:47

    Que bacana! Vou passar seu contato pra ela

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises