conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Marcha Virtual pela Ciência acontece nesta quinta, dia 7

SBPC Marcha Virtual pela Ciência 7 de maio

A pandemia de coronavírus (Covid-19) reforça a relevância e confiabilidade a ciência, que nem sempre é reconhecida. Para destacar a importância dos cientistas brasileiros, principalmente no enfrentamento da pandemia, acontece nesta quinta-feira, dia 7 de maio, a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto a suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, que somam forças a entidades de todo o país ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). As atividades serão transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, debatendo o enfrentamento da pandemia e implicações sociais, econômicas e na saúde.

Destaque para os dois painéis nacionais. O primeiro painel será “O enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil”, das 10h30 às 12 horas, coordenado por Helena Nader. A apresentação será de Cesar Victora (epidemiologista UFPEL), Amilcar Tanuri (genética molecular UFRJ), Manoel Girão (médico e diretor EPM/Unifesp) e Arnaldo Colombo (doenças infecciosas Unifesp).

Os debatedores convidados para o primeiro painel da Marcha Virtual pela Ciência são Nísia Trindade (Fiocruz), Gulnar Azevedo (Abrasco), Unaí Tupinambá (UFMG), Margareth Dalcolmo (Fiocruz) e Fernando Spilki (SBVirologia).

À tarde, das 15 horas às 16h30, acontece o segundo painel nacional: “A CT&I no Brasil: sucessos e desafios”, coordenado por Ildeu Moreira, presidente da SBPC, que também será um dos apresentadores ao lado de Fabio Guedes Gomes, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O presidente da SBPC convida para a Marcha Virtual

O segundo painel terá como convidados Luiz Davidovich (ABC). João Carlos Salles (Andifes), Carlos H. Brito Cruz (Unicamp), Celso Pansera (ICTP.br), Carlos Gadelha (Fiocruz), Roberto Muniz (ASCON) e Flávia Calé (ANPG). Os painéis serão transmitido nos perfis da SBPC no YouTube e Facebook (@SBPCnet) e pelo site: http://portal.sbpcnet.org.br, onde também é possível conferir toda a programação.

SBPC Marcha Virtual pela Ciência 7 de maio Tuitaço

A Marcha Virtual pela Ciência também promoverá um Tuitaço, das 12 às 12h30 e das 18 às 18h30. Use as hashtags: #paCTopelavida #fiqueEMCASAcomaciência #MarchaVirtualpelaCiência

São Paulo

Em São Paulo a programação inclui ainda FEBRACE conversa com professores que coordenam o Projeto do Ventilador Pulmonar INSPIRE, às 9h30, e às 13 horas, a profa. dra. Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Feiras de Ciências na formação de talentos em Ciência, Tecnologia e Engenharia (Febrace) / Poli-USP e o dr. Bruno Buzzo – clinical fellow no Hospital da Universidade de Alberta no Canadá falarão da importância de uma educação de qualidade para preparar indivíduos para enfrentar os desafios da sociedade. Acompanhe no youtube.com/febrace.

A Unifesp também participa com um painel sobre enfrentamento da Covid-19, das 13h30 às 15 horas. Assista pelo link. No Canal USP do YouTube tem, às 14 horas, USP Talks “Ciência X Coronavírus: como vencer a pandemia”. Assista aqui. (Fonte: SBPC)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises