conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Longevida lança projeto de segunda edição do Glossário Coletivo

Live em maio marcou o lançamento do projeto da segunda edição; contribuições podem ser feitas até o dia 31 de agosto

Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo

A live “Não ao Idadismo! A voz da população idosa nas cinco regiões do Brasil”, no dia 30 de maio, marcou o lançamento do projeto da segunda edição do Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo. A iniciativa da Longevida, que completou 11 anos de fundação no dia 8 de junho, conta com parceiros em 18 Estados.

O evento, que debateu a situação da pessoa idosa no país, contou com a participação de Yacy Souza Derzi, conselheira estadual do Idoso do Amazonas, representando a Região Norte; Albemar Araújo, conselheiro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (PE), pelo Nordeste; e José Araújo, conselheiro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Paraná, pelo Sul.

Também participaram Maria Enaura Vilela Barricelli, conselheira do Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo (SP), pelo Sudeste, e Carmencita Balestra, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Inhumas (GO), representando o Centro-Oeste. Acesse a live completa no Canal no YouTube da Longevida.

Na ocasião, foi o lançado o projeto da segunda edição do Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo, que dá continuidade à campanha #LugarDePessoaIdosaÉOndeElaQuiser, iniciada em outubro do ano passado, nas comemorações do Dia da Pessoa Idosa. O objetivo é reunir, como na primeira edição, de forma colaborativa, frases, expressões e depoimentos idadistas que sejam representantes regionais da nossa língua, mostrando que o preconceito etário está espalhado por todo o país.

Para que a nova edição seja ainda maior e mais representativa que a de 2021, a Longevida conta com a participação de importantes parceiros que representam 18 Estados brasileiros.

Qualquer pessoa física ou jurídica poderá colaborar com o Glossário Coletivo até o dia 31 de agosto, enviando sua contribuição de palavras, expressões e depoimentos idadistas pelo Google Forms: http://bit.ly/contribglossario. A segunda edição será lançada no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises