conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Longevida Experience: propósito e reinvenção depois dos 40

Longevida Experience público abertura

O Longevida Experience, realizado no dia 12 de março pelo Movimento Netweaving, antes da suspensão de eventos em São Paulo por conta do avanço do novo coronavírus (saiba mais no blog), foi marcante para todos os presentes. “O Longevida Experience é uma experiência no sentido da existência, da felicidade, da reconstrução, da renovação, de entender que a vida inteira nós estamos em constante evolução”, destacou Rosangélica Coletti, que idealizou o evento com Álvaro Doria.

E foi mesmo uma experiência diferente, começando pela mestre de cerimônia, a cantora Sheila Negro, doutora em canto pela Unesp e fundadora da agência de evento Acontece Arte e Cultura e do projeto Música Afetiva. Sheila cantou, encantou e apresentou os convidados do evento, que foi aberto com a performance da talentosa Eliane Rizk, atriz, coach de vida e comunicação, sócia-fundadora da ToqueeXperience.

Depois foi a vez dos idealizadores do Longevida Experience falarem sobre “O Caminho da Felicidade”. Este foi o sexto evento promovido por Rosangélica e Álvaro, os primeiros voltados para pessoas que buscavam recolocação profissional e encontravam também apoio para redescoberta do sentido da existência.

Segundo Álvaro, o segredo da felicidade é a realidade, estar presente nas vivências de hoje, no agora, sem dedicar tanto tempo ao que já foi ou ao futuro. Rosangélica complementou que as situações podem ser transformadas pelas atitudes. A felicidade precisa ser trabalhada, planejada, requer esforço e responsabilidade, mesmo diante das adversidades da vida. É importante silenciar, refletir e mergulhar para ser feliz.

Longevida Experience Alvaro Doria Rosangélica Coletti
Álvaro e Rosangélica falaram de felicidade

Um mundo em transformação

O primeiro painel do Longevida Experience perguntou “O mundo se transforma e eu como estou?”. Geraldo Rufino, escritor, palestrante e presidente do Conselho da JR Diesel, que não pode comparecer enviou um vídeo sobre a oportunidade proporcionada pelo evento. Um momento para olhar para dentro e pensar na longevidade, no sentido da existência, nos valores que transformam as pessoas em empreendedores da vida.

Karin Parodi, CEO da Career Center, com mais de 30 anos na área, foi a moderadora do painel que contou com Mauro Wainstock, jornalista, publicitário e CEO do HUB 40+ focado em inspirar e atualizar profissionais 40+ e ajudar empresas a entender esse público; Acácio Ventura, escritor, palestrante, empreendedor e diretor da Courses4u e Atman Capacitação, e Astrid Rizzi, de 81 anos, que atualmente faz mentoring para aperfeiçoamento profissional e pessoal e atua no setor de recrutamento e recolocação secretaria para alta gestão.

Nascida no Egito, Astrid fundou no Brasil em 1974 o primeiro escritório temporário, o que hoje é conhecido como coworking, para empresários que vinham de outros países. Uma de suas bandeiras é a recolocação de pessoas com mais de 45, 55 anos, enquanto os departamentos de Recursos Humanos pedem funcionários com até 35. Astrid continua se reinventando e pergunta por que precisa parar se está com saúde e faz o que gosta?

Acácio destacou a necessidade de aprendizado contínuo e que é possível transformar o que se gosta, mesmo que seja apenas assistir televisão, em um negócio, já que, segundo ele, as oportunidades são abertas para todos. Por que não criar um blog para falar dos destaques da televisão? E criar este blog sozinho como Acácio fez diante da dificuldade de contratar alguém.

Longevida Experience Mauro Wainstock Acacio Ventura Astrid Rizzi Karin Parodi
Mauro, Acácio, Astrid e Karin abordaram as transformações do mundo e a necessidade de se reiventar

A importância de continuar aprendendo no dia a dia também foi destacada por Mauro (confira a entrevista dele ao blog no link). E sua pergunta foi qual seria a sua idade se você não soubesse a idade que tem? O responsável pelo Hub 40+ afirmou ser um mito associar o universo das startups à juventude, e também nas grandes corporações os principais executivos são pessoas acima de 50 anos. Para ele, as pessoas com 40, 50, 60 anos ainda são uma força de trabalho com poucas oportunidades e praticamente invisíveis para o marketing das empresas.

Karin citou o termo aposentadoria, que vem de retirar-se do aposento, o que não condiz com o que se vê hoje. A nova geração é dos perinnials, relacionada com qualquer idade, com diferentes tribos, diferentes conceitos, atemporal, com sede de aprender.

Intervalo

O primeiro bloco do Longevida Experience terminou com Cecília Faipó, do projeto Postura High-Tech, que promove uma conexão positiva entre o corpo e a tecnologia, estimulando o autocuidado inteligente. Ela também é criadora da BoSSaSamba, um dançar que une fisioterapia em prol da longevidade saudável.

Longevida Experience Cecília Faipo
Cecília mostrou na prática o autocuidado

A atividade prática proposta por Cecília, que em outubro completa 54 anos, movimentou o público, mostrando como colocar o corpo em movimento na hora do banho. “Desde os anos 1990 eu incentivo a longevidade. Eu dizia: ‘eu quero viver 150 anos’, e os meus amigos tiravam sarro. Hoje a gente não precisa mais provar, porque está aí”, afirma.

Eventos como o Longevida Experience, para Cecília, são essenciais para que as pessoas acreditem que podem viver sim mais e melhor. “Não é só pensando em saúde, mas que elas podem se renovar a cada dia, seja no que pensam. Em tudo é possível se renovar, não tem mais limite para nada. É essencial um evento desse para que a gente se fortaleça e se sinta mais capaz de mudar e se transformar”, finalizou.

Destaque também para parceiros do evento como o movimento Orgulho 60+ e o grupo Trabalho 60+. Confira no blog Nova Maturidade mais destaques do Longevida Experience. Acesse aqui. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises