conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Lima Duarte é tema da Ocupação Itaú Cultural

Lima Duarte - Ocupação Itaú Cultural - André Seiti

Lima Duarte, que completou 90 anos em março deste ano, é tema da 50ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, em cartaz até 10 de janeiro de 2021. Ator, diretor, sonoplasta, dublador e apresentador, Lima Duarte é a cara do brasileiro. Sua história acompanha a evolução dos nossos formatos para contar histórias – rádio, teatro, televisão, cinema e até internet.

A mostra, em cartaz na sede do Itaú Cultural (IC) desde 18 de novembro, com visitas mediante agendamento, passou por uma grande reinvenção. Inicialmente sua abertura aconteceria em junho e a expografia, que estava pronta quando teve início o distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, seria como as demais Ocupações: com muitos objetos táteis e bastante interativa.

A equipe do Itaú Cultural e o cenógrafo Kleber Montanheiro buscaram a melhor maneira de apresentar essa bonita história de vida, fazendo jus à grandeza de Lima, e respeitando os protocolos de segurança estabelecidos por causa da pandemia de coronavírus. O resultado é uma exposição fílmica, em que o público-espectador é convidado a participar de um percurso de 40 minutos em vídeo que acompanha a trajetória do ator.

O público visita a infância do ator em Desemboque (MG) até a chegada a São Paulo (SP), passando pelo rádio e migrando para a televisão, com destaque para a passagem pelo Teatro de Arena e o primoroso trabalho no cinema. Entre cenas e personagens que marcaram a carreira do ator, é possível escutar a história de Lima contada por ele mesmo e por alguns amigos e companheiros de trabalho, como Laura Cardoso, Hermano Penna, Rolando Boldrin e David José Lessa.

Ocupação Lima Duarte no Itaú Cultural (imagem: André Seiti)

A 50ª Ocupação Itaú Cultural convida ao encontro entre Ariclenes e Lima. O homem do sertão e o homem da cidade. O programa conta também com um site, que desde a primeira edição traz materiais e informações adicionais. Desta vez, o site acompanha a trajetória proposta no espaço e reúne conteúdos inéditos, entre eles um vídeo sobre a Desemboque do menino Lima Duarte. A mostra tem ainda textos para se aprofundar em diferentes momentos da carreira de Lima.

As visitas acontecem mediante agendamento, com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e pessoas surdas. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Entrada gratuita.

Cinema

No dia 21 de dezembro entre em cartaz também no site do Itaú Cultural (IC) a Mostra Lima Duarte: profissão ator, que reúne filmes dos personagens mais consagrados de Lima Duarte no cinema. As exibições serão acompanhadas de comentários do cocurador da Ocupação Lima Duarte, Amilton Pinheiro, sobre cada filme. Entre eles, o curta-metragem A Volta para Casa, que foi destaque na mostra Poética da Velhice, promovida em agosto.

(Fonte: Itaú Cultural / Imagens: André Seiti/Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...