conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Itaú Cultural promove mostra Poética da Velhice

Submarino Poética na Velhice Itaú Cultural

A partir de segunda-feira, dia 3 de agosto, o Itaú Cultural apresenta em seu site uma programação cinematográfica Poética da Velhice. Inspirada em personagens que sentem na própria pele as adversidades do processo de envelhecimento e também os novos caminhos que podem surgir. São cinco filmes, entre curtas-metragens e longas-metragens: A Volta para casa, Acúmulo, Submarino, Pela Janela e Girimunho, que ficaram disponíveis até o dia 17 de agosto no site www.itaucultural.org.br.

A Volta para casa

Dirigido por Diego Freitas, A Volta para casa tem como protagonista Lima Duarte. Neste curta-metragem, o ator interpreta Plínio, um marceneiro aposentado que vive em uma está na expectativa de celebrar o domingo de Páscoa com a família, mas ninguém aparece para buscá-lo na casa de repouso (chamada de instituição de longa permanência para idosos – ILPI).  

Anselmo, jardineiro do lugar, se oferece para levar Plínio até sua antiga moradia. Durante o trajeto, cresce a cumplicidade entre os dois e Plínio revisita as memórias de sua vida. Ao chegarem, ele tem uma surpresa que colocará em xeque as suas lembranças.

Acúmulo

Em Acúmulo, dirigido por Gilson Junior, Léa Garcia se transforma em Lete, uma senhora frágil que passa os dias recolhendo nas ruas tudo o que seu marido carpinteiro poderia consertar. Em Nilópolis, no Rio de Janeiro, ela é vista nos mais variados lugares, carregando pequenos móveis e objetos quebrados em seu carrinho de feira.

A Poética da velhice está em quem conhece a história de Lete, e sabe que ela usa as pedras do caminho para edificar uma realidade repleta de sentido, pois somente o acúmulo de objetos é capaz de trazer à tona as lembranças que não quer esquecer.

Submarino

Submarino, do cineasta Rafael Aidar, traz os atores Fernando Aidar e Maristela Chelala. Fernando vive Olavo, um homem de 85 anos que vive isolado após a morte de seu companheiro. Na solidão do luto, ele se aventura pelo mundo virtual, submergindo em uma grande fantasia entre os espaços públicos e privados da internet.

https://www.youtube.com/watch?v=2z_M_f3Qgfo

Pela Janela

Rodado pela diretora Caroline Leone, o longa-metragem Pela Janela, tem no elenco a atriz Magali Biff e o ator Cacá Amaral. Rosália, interpretada por Magali, é uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo.

Ao ser demitida, Rosália fica deprimida e é consolada pelo irmão José, vivido por Cacá Amaral. Ele resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires, na Argentina, onde pela primeira vez ela vê um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando então uma jornada de transformação em sua Poética da Velhice.

Girimunho

Em Girimunho, os diretores Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina levam os espectadores a uma viagem para o sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio. Duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Bastú acaba de perder o marido Feliciano e, sem choro, busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação.

Enquanto isso, Maria carrega em seu tambor a alegria e a força de seu povo. O batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. Neste universo onde a tradição é surpreendida pela novidade e a realidade pela invenção, pequenos movimentos podem fantasiar o correr da vida. (Fonte e imagem principal: Itaú Cultural)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises