conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

IPGG abre inscrições para Curso Básico de Gerontologia

Curso IPGG 2017 Inscrições abertas Gerontologia

Estão abertas as inscrições para o VII Curso Básico de Gerontologia do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 6 de março pelo link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=53201.

A carga horária total é de 100 horas, com aulas de março a dezembro, às sextas-feiras, das 8h30 às 12h30. A cada aula um aprendizado importante para o cuidado à pessoa idosa em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais com a participação de profissionais e especialistas, como os parceiros do curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Esta jornalista fez o curso em 2017 e recomenda.

O público-alvo são profissionais e graduandos que atuem na área ou que tenham interesse no processo de envelhecimento. O curso tem como objetivo instrumentalizar o profissional para atenção integral e integrada á saúde da pessoa idosa, considerando as várias modalidades de atendimento, além do desenvolvimento educacional em gerontologia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

As aulas são presenciais na sede do instituto na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, bairro São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, com acesso fácil pela estação de trem de mesmo nome da linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). Há ainda a modalidade à distância apenas para instituições com, no mínimo, oito participantes.

As aulas à distância são simultâneas às presenciais. A primeira aula será no dia 13 de março e o encerramento no dia 4 de dezembro. O certificado é emitido apenas para participantes que obtiverem frequência mínima de 75% das aulas e aproveitamento acima de sete na avaliação da atividade final do curso.

Curso IPGG 2017 Inscrições abertas Gerontologia
Aula da profa. dra. Andrea Lopes para a turma de 2017

Para a modalidade à distância é necessário internet com no mínimo 6 MB de link dedicado. A transmissão consome até 3 MB da banda do local que recebe o sinal; internet explorer com plugin flash instalado (um teste deve ser agendado com o IPGG), equipamento de som para amplificar o áudio, projetor, eleição de um coordenador de sala para controlar frequência e participação nas aulas, mínimo de oito participantes. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 2030-4052 ou pelo e-mail ipgg-educa@saude.sp.gov.br.

IPGG

Criado pelo Decreto nº 54.193 de 02, de 3 abril de 2009, o IPGG surgiu para atender a necessidade de implementar políticas públicas capazes de oferecer suporte ao processo de envelhecimento e serviços de promoção à saúde e de recuperação de doenças, com enfoque no desempenho do cuidado e na atenção à manutenção da autonomia das pessoas idosas.

O instituto se diferencia por potencializar as ações voltadas ao ensino e pesquisa na área do envelhecimento, por meio de atividades como o Simpósio de Geriatria e Gerontologia e a Jornada Gerontológica, que o blog acompanhou no ano passado (leia mais aqui).

O envelhecimento saudável também é incentivado com um Núcleo de Convivência que incentiva as ações culturais e sociais propiciando participação em várias atividades e facilitando a integração social. Saiba mais sobre o IPGG no site. (Fonte: Instituto Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes / Fotos: Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises