conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

Instituto Família Barrichello tem atividade física online

Instituto Família Barrichelo Atividade Física videoaula

A pandemia de coronavírus impôs uma nova rotina: ficar dentro de casa. Com essa nova dinâmica de isolamento social, o Instituto Família Barrichello (IFB) transformou as atividades presenciais em videoaulas de atividade física. A entidade atende mais de três mil pessoas, 68% delas idosos. São 25 núcleos na cidade de São Paulo e quatro em Mogi Mirim, no interior do Estado. Os idosos participam do Projeto Viver Melhor.

As primeiras ações do instituto diante da pandemia foram o cancelamento das atividades e o cuidado com a informação. “Muitos deles têm no IFB o único ponto de acolhimento e sabíamos que a fonte confiável eram os nossos professores. Porém, não era suficiente mantê-los em suas casas sem interação e sem atividades físicas. Não é o que acreditamos”, diz William Boudakian, assistente social e diretor executivo do IFB.

“Tivemos que inovar. Nunca tínhamos feito nada online. Reunimos nosso time e em menos de duas semanas conseguimos produzir conteúdo para que eles pudessem fazer a atividade física em casa”, explica Boudakian. Desde o dia 23 de março, mais de 35 videoaulas estão disponíveis para os idosos participantes do projeto. A equipe também está orientando sobre como acessar os conteúdos no YouTube e os professores mantêm um grupo no WhatsApp para dar suporte aos alunos.

“Os vídeos têm sido um potente instrumento para nos aproximar e estimulá-los a continuar fazendo os exercícios, só que em suas casas e de forma segura com orientações de seus professores. Assim, continuam a manter uma boa imunidade, o que é fundamental em tempos de combate ao coronavírus”, afirma Dayane Alves, gerente do projeto Viver Melhor de São Paulo.

Depois de uma live no Instagram do IFB no dia 28 de março com a coordenadora técnica do projeto, Cristiane Peixoto, as videoaulas foram liberadas para todo o Brasil. “Agora, nosso maior desafio é conseguir levar as aulas, informação sobre o coronavírus e a mensagem da importância da atividade física para todos os idosos, principalmente aqueles que estão nas regiões periféricas”, completa Boudakian.

Viver Melhor

O projeto Viver Melhor começou em 2012 e já atende 1.800 idosos a partir dos 60 anos, em 18 núcleos em São Paulo e Mogi Mirim. A iniciativa, mantida por meio de leis de incentivo, leva saúde e qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social em bairros onde há carência de atendimento ao idoso.

As aulas duram 1 hora e 15 minutos e são oferecidas duas vezes por semana, gratuitamente, em locais cedidos por instituições sociais, igrejas, shoppings e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Divididas em quatro módulos e conduzidas por dois professores de educação física, as aulas trabalham o desenvolvimento integral da pessoa: força muscular, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, memória e alívio do estresse. Condições importantes para a independência física e uma velhice saudável.

Instituto

O Instituto Família Barrichello, criado pelo piloto Rubens Barrichello, nasceu em 2005 como entidade sem fins lucrativos, para combater à desigualdade e a exclusão social. Desenvolve projetos inovadores capazes de provocar impacto social e mudanças de comportamento bem como gerar novas possibilidades sociais, contribuindo para abrir horizontes de crianças, adolescentes, jovens e idosos. Mais de 16 mil pessoas de todas as idades já foram atendidas pelos projetos em 14 anos de atuação. (Fonte: Instituto Família Barrichelo)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises