conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Instituições de longa permanência: novidades para fiscalização e acesso a dados e informações

Governo lança manual para orientar fiscalização e Frente Nacional tem novo site com materiais educativos e ferramenta de busca

Fiscalização e novo site - instituições de longa permanência

O Mês da Pessoa Idosa chega com novidades para a fiscalização, materiais e informações sobre instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPIs). No Dia Nacional do Idoso, celebrado na sexta-feira, dia 1 de outubro, o governo federal divulgou o manual de fiscalização para os conselhos estaduais e municipais.

A data também marcou o lançamento do novo site da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI com acesso aos materiais informativos e educativos, blog e busca por instituições.

Manual de fiscalização

Manual de Fiscalização

Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH) em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o manual de fiscalização apresenta uma proposta de acompanhamento para fortalecimento das instituições.

O documento propõe o cadastramento inicial das instituições, com a adoção de uma sistemática de cadastro das ILPIs do território, de forma a mapear informações básicas sobre os serviços e suas condições de funcionamento. Propõe ainda uma avaliação periódica e in loco baseada em um cronograma de trabalho anual para monitoramento frequente.

Outra ação proposta no manual é o planejamento das ações, pautado em um processo de acompanhamento baseado na construção de um painel com as principais necessidades identificadas nas instituições. E, ainda, um monitoramento, com o estabelecimento de metas mensais, bimestrais, trimestrais ou semestrais, conforme ajustes realizados com os gestores, profissionais e demais atores sociais. Acesse o manual no link. Dúvidas e mais informações pelo e-mail:
cgdpi@mdh.gov.br

Novo site da Frente Nacional

O novo site da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI disponibiliza de forma gratuita dados públicos de instituições de todo o Brasil, sejam filantrópicas, públicas ou privadas e também reúne diversos materiais e informações para o cuidado no dia a dia. O movimento Nacional luta ao lado de centenas de membros por uma Política Nacional de Cuidados Continuados. É possível deixar comentários, enviar vídeos com depoimentos, atualizar ou inserir dados.

novo site Frente Nacional

O visitante terá acesso a todos os materiais informativos e educativos elaborados pela Frente Nacional, além do blog e uma seção com os feedbacks e depoimentos dos participantes criando oportunidade de diálogo e da troca de experiências. Ferramentas para melhorar o conhecimento do público em geral sobre instalações de cuidados de longa duração para idosos, quebrando tabus e enfrentando os preconceitos relacionados às residências coletivas para pessoas idosas.

Outro objetivo é facilitar o encontro de uma instituição mais próxima ao município, por meio de uma ferramenta de pesquisa vinculada a informações sobre mais de sete mil ILPIs, com base em dados públicos coletados pelo Grupo de Trabalho de Pesquisa e Diagnóstico da Frente Nacional. A ferramenta de pesquisa é gratuita, e os usuários podem atualizar os dados em que se baseiam.

(Fontes: MDH e Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI / Imagem principal: Pessoas foto criado por katemangostar – br.freepik.com)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises