conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Instituições de longa permanência: novidades para fiscalização e acesso a dados e informações

Governo lança manual para orientar fiscalização e Frente Nacional tem novo site com materiais educativos e ferramenta de busca

Fiscalização e novo site - instituições de longa permanência

O Mês da Pessoa Idosa chega com novidades para a fiscalização, materiais e informações sobre instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPIs). No Dia Nacional do Idoso, celebrado na sexta-feira, dia 1 de outubro, o governo federal divulgou o manual de fiscalização para os conselhos estaduais e municipais.

A data também marcou o lançamento do novo site da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI com acesso aos materiais informativos e educativos, blog e busca por instituições.

Manual de fiscalização

Manual de Fiscalização

Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH) em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o manual de fiscalização apresenta uma proposta de acompanhamento para fortalecimento das instituições.

O documento propõe o cadastramento inicial das instituições, com a adoção de uma sistemática de cadastro das ILPIs do território, de forma a mapear informações básicas sobre os serviços e suas condições de funcionamento. Propõe ainda uma avaliação periódica e in loco baseada em um cronograma de trabalho anual para monitoramento frequente.

Outra ação proposta no manual é o planejamento das ações, pautado em um processo de acompanhamento baseado na construção de um painel com as principais necessidades identificadas nas instituições. E, ainda, um monitoramento, com o estabelecimento de metas mensais, bimestrais, trimestrais ou semestrais, conforme ajustes realizados com os gestores, profissionais e demais atores sociais. Acesse o manual no link. Dúvidas e mais informações pelo e-mail:
cgdpi@mdh.gov.br

Novo site da Frente Nacional

O novo site da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI disponibiliza de forma gratuita dados públicos de instituições de todo o Brasil, sejam filantrópicas, públicas ou privadas e também reúne diversos materiais e informações para o cuidado no dia a dia. O movimento Nacional luta ao lado de centenas de membros por uma Política Nacional de Cuidados Continuados. É possível deixar comentários, enviar vídeos com depoimentos, atualizar ou inserir dados.

novo site Frente Nacional

O visitante terá acesso a todos os materiais informativos e educativos elaborados pela Frente Nacional, além do blog e uma seção com os feedbacks e depoimentos dos participantes criando oportunidade de diálogo e da troca de experiências. Ferramentas para melhorar o conhecimento do público em geral sobre instalações de cuidados de longa duração para idosos, quebrando tabus e enfrentando os preconceitos relacionados às residências coletivas para pessoas idosas.

Outro objetivo é facilitar o encontro de uma instituição mais próxima ao município, por meio de uma ferramenta de pesquisa vinculada a informações sobre mais de sete mil ILPIs, com base em dados públicos coletados pelo Grupo de Trabalho de Pesquisa e Diagnóstico da Frente Nacional. A ferramenta de pesquisa é gratuita, e os usuários podem atualizar os dados em que se baseiam.

(Fontes: MDH e Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI / Imagem principal: Pessoas foto criado por katemangostar – br.freepik.com)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...