conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Inspirações para uma longevidade ativa e inclusiva

Painel Futuro Longevida Experience

O Longevida Experience, realizado no dia 12 de março, abordou temas que são desafios para o presente e para o futuro quando se fala de envelhecimento e longevidade. Destaque para a inclusão no mercado de trabalho, o estímulo ao empreendedorismo, atualização e capacitação tecnológica e a convivência e troca com outras gerações, o que chamamos na gerontologia de intergeracionalidade.

Aureliano coach consutor Longevida Experience
Aureliano falou sobre logoterapia

Aureliano Os, de 70 anos, abriu a segunda etapa do evento com a palestra “Sentido e propósito de vida: Quem tem um ‘porquê’ suporta o ‘como’”. Life coach, contou que passou a viver depois dos 60 anos. É mentor do projeto Motivo da Vida com cursos voltados para a descoberta do sentido da vida e propósito das empresas.

O trabalho de Aureliano é fundamentado na logoterapia, criada por Viktor E. Frankl, que é a terapia centrada no sentido. Segundo ele, é preciso um sentido, um propósito, e ser responsável pela vida, buscando autoconhecimento em uma jornada interna pelo potencial existente em cada um. A partir daí, cada um deve elaborar seu projeto de vida e propor a realizar sonhos e desafios.  

Depois foi a vez de Mórris Litvak, fundador da Maturijobs, no primeiro evento com a nova marca: Maturi (saiba mais no blog). A palestra abordou a história e iniciativas da startup e a inclusão dos 50+ no mercado de trabalho. Um público para o qual as empresas não têm olhado como consumidor ou força de trabalho.

Morris Litvak Maturi Longevidade Longevida Experience
Mórris destacou mudanças na Maturi

A startup atua com recolocação e capacitação de profissionais 50+ e também com empresas mostrando como receber os profissionais 50+ e o valor estratégico e produtivo da intergeracionalidade. E da mesma forma que as empresas, segundo Mórris, os profissionais devem estar abertos para atualização técnica e comportamental, e uma atuação de forma colaborativa e diversa.

E o futuro?

O talkshow “E o amanhã como será?” reuniu Glauciane Hilário, co-fundadora e CEO da Rh40+; Sérgio Serapião, do Movimento Lab60+ e da startup Labora; David Villalva, da Digitalidade, e Regina Watson, fundadora do Mulheres Acima de 50. A mediadora foi Rosangélica Coletti, co-idealizadora do Longevida Experience.

Glauciane lembrou que a diversidade está na moda, mas ainda não se fala da inclusão profissional dos profissionais mais velhos. O despertar para a questão da longevidade veio em 2013, mas vou após ser demitida que ela se tornou especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Em 2019, Glauciane fundou a Rh40+, que acredita ser o setor que pode ser protagonista de uma transformação na cultura empresarial. Para ela, os profissionais precisam encontrar seu propósito que não era exigido na carreira tradicional, mas agora, por exemplo, é possível resgatar sonhos guardados e transformá-los em oportunidades.

Glauciane Hilario David Villalba Regina Watson Sergio Serapião Longevidade
Glauciane, David, Regina e Serapião no talkshow

David Villalva, de 30 anos, se encontrou ao trabalhar com maduros e resolveu se dedicar como empreendedor no mercado da longevidade, oferecendo cursos tecnológicos para os 60+.

Regina Watson, empreendedora de impacto social, oferece apoio psicológico, jurídico, na área da saúde e capacitação, entre outras por meio do Mulheres acima de 50. Mulheres que são acolhidas e demonstram a cada dia energia de sobra para desbravar o que vem pela frente. O momento, segundo ela, é para arriscar, se jogar, porque “juntas somos mais”.

Referência no segmento da longevidade, Sérgio Serapião se envolveu com projetos de envelhecimento e longevidade até criar o Lab60+, primeiro como eventos e depois como movimento propositivo, positivo e colaborativo, chamado de procopo. Os encontros regulares acontecem desde 2015, falando de vida, valores e potências dos 60+ para que outras iniciativas decolem a partir dali.

A startup Labora é um projeto recente que tem a proposição de criar trabalhos com foco na potencialidade dos 60+ para gerar saúde e complemento de renda. Para Sérgio, nos tempos atuais tudo muda muito rápido, por isso é preciso olhar pra dentro, se localizar e abrir para o outro. 

“Grand Finale”

Para encerrar o Longevida Experience, uma pergunta: “Por que andar, se você pode voar?, com as experiências do youtuber Dimas Moura, ciclista de longas distâncias e recordista mundial Antonio Silva Pinto, o Tonheca; e Wagner Morente, palestrante, consultor, mindset estrategista, e especialista em força de vendas e liderança.

Com 150 mil seguidores no canal Mais 50, Dimas procura levar informações para pessoas carentes, mostrar um mundo possível para todos. O canal traz dicas para viver com qualidade de vida, como viver de forma econômica em outra cidade ou país, educação financeira, dicas e fatos do cotidiano.

O mindset estrategista, Wagner Morente, contou sua trajetória e como venceu a depressão. Segundo ele, a cura vem da forma como enxergamos o mundo e as circunstâncias. Ele citou a frase: “mares calmos não fazem bons marinheiros”. Para fechar, o ciclista de longas distâncias Tonheca que mudou de vida depois dos 30 anos e se tornou recordista mundial.

Tonheca se inspira no bombeiro aposentado francês, Robert Marchand, que começou a pedalar aos 67 anos e se mantém ativo aos 107. Com 105, ele percorreu 22,547 km e bateu o recorde mundial de distância para sua categoria.

Parcerias

Para Álvaro Doria, um dos idealizadores do Longevida Experience, o evento foi maravilhoso e motivado por cada pessoa que compareceu. “Esse evento não seria possível sem a soma de tantas e tantas pessoas carinhosas que se doaram para o coffee break, os brindes, para fazer as palestras. Muito obrigado para todos. Foi um momento para falar de sentido, propósito, significado, em fazer as coisas acontecerem na vida de uma forma diferente”, afirmou ao blog Nova Maturidade. (Katia Brito)

2 Comentários

2 Comments

  1. Pingback: David Villalva: conheça a história do criador da Digitalidade - Digitalidade

  2. Pingback: David Villalva: conheça a história do fundador da Digitalidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...