conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Colunistas

Hoje é dia de feira

Hoje é dia de feira Maria Anastácia Manzano Música

Maria Anastácia Manzano*

Menino que vai pra feira / Vender sua laranja até se acabar (Théo de Barros)

Acompanhando as últimas discussões sobre a manutenção da quarentena e a abertura do comércio, compartilho, com grande parte da população, dúvidas e inseguranças sobre as decisões a tomar. Quero propor então que vivenciemos, por meio das canções e na segurança do nosso lar, a experiência de saciar nossa necessidade de consumo indo à feira.

Comprar, interagir com amigos e comerciantes, artistas e místicos, com ajuda dos compositores e cantores que descrevem estes espaços e as pessoas que ali convivem com poesia, graça e alegria. E quem sabe assim nos sintamos menos angustiados e mais acolhidos na aglomeração de gente, cheiros e sabores que as feiras nos trazem.

A primeira feira que vamos visitar é aquela de Elomar Figueira de Melo, onde vou comer umas brevidades, para me lembrar da minha avó materna. Para quem não sabe, brevidade é um bolo feito de araruta, uma delícia junto com café. Ah, que saudades! Na bela voz de Carmina Juarez, O Pedido descreve as necessidades e vontades de alguém que há muito não vai à feira.

E o que dizer da vida mansa de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano, que ganham na feira o que precisam, então, para que trabalhar? O bom é viver De papo pro ar.

Mas nem todos tem essa sorte. Desde criança “escuto” o Sol nascendo e desaparecendo e João compondo suas canções no Banco de Feira dessa linda canção da Banda de Pau e Corda. Memória afetiva significativa para mim. Em todos esses anos (cerca de quatro décadas), quantas canções João terá criado?

Uma turma animada nos leva a um passeio numa feira atual, descrevendo detalhes sobre produtos e tipos típicos de uma feira do interior, onde não falta nada.

Na Feira não falta nada – Fim de feira

A linda voz e energia da saudosa Clara Nunes fecha com chave de ouro nossa coluna hoje, homenageando as Festas de São João, que neste ano terão que ser reinventadas. Mas, com certeza serão também animadas, como é a Feira de Mangaio! E que Viva São João!

*Maria Anastácia Manzano

Especialista em Musicoterapia, dirigente de Dança Sênior e em breve gerontologista, Maria Anastácia Manzano é colunista do blog Nova Maturidade. As publicações serão quinzenais, mas temporariamente temos o privilégio de textos semanais. Confira o currículo completo da nossa colunista e a coluna de estreia Brincar com música: para além do cantar no link.

Fale com a nossa colunista: anastacia@novamaturidade.com.br

(Imagem principal de IgorSuassuna por Pixabay

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises