conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Hello, My Name is Doris fala de cuidado e amor

Hello_Doris-17598.CR2

Em casa por conta do avanço do coronavírus? O Netflix tem boas opções de filmes e séries que abordam o envelhecer e a longevidade tendo à pessoa idosa como protagonista. E aqui vai uma dica muito bacana: o filme Hello – My Name is Doris.

Muito se fala dos cuidados com a pessoa idosa e a mesma importância deve ser dada ao papel do cuidador. O longa-metragem, que ganhou o título em português de “Doris, Redescobrindo o amor”, tem uma abordagem interessante sobre esta questão. Sally Field, hoje com 73 anos, vive a personagem que dá o nome ao filme de Michael Showalter, lançado em 2015.

https://www.youtube.com/watch?v=ZR9o7aZcQAQ

Aos 60 anos, depois da morte da mãe de quem cuidou, ela redescobre o amor incentivada por um guru motivacional interpretado por Peter Gallagher. Ela se apaixona por um jovem colega de trabalho (Max, de John Fremont) e se esforça para fazer parte da vida dele, assim como às novidades implantadas na empresa onde trabalha.

Seus guias na divertida jornada de tentar se encaixar nos padrões “modernos” e conquistar o jovem são o guru e a neta adolescente de uma amiga. “Ela não tinha nada a perder, além de suas inibições”, como diz a divulgação do longa. Uma jornada de redescoberta que reserva surpresas para a protagonista.

Já como cuidadora, Doris se tornou acumuladora como a mãe, e seu irmão e a cunhada querem que ela se mude e se livre dos itens acumulados. Um processo difícil, um novo momento para se redescobrir em outro sentido. Será que é possível se reinventar, seguir por novos caminhos? Sempre.

Geralmente a família elege um cuidador, muitas vezes mulheres que assumem essa função de forma solitária sem o devido suporte e o revezamento necessário com outros familiares ou cuidadores para manter outros atividades e dar continuidade à vida. A questão do cuidado já foi tema de matéria no blog Nova Maturidade, como no curso oferecido pela Central Nacional Unimed em parceria com o Senac. Acesse o link.

O filme faz pensar na importância do amor, na possibilidade de se reinventar a cada momento, no cuidado, na família. Vale a pena assistir Hello My Name is Doris ainda mais com Sally Field à frente do elenco. (Katia Brito)

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises