conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

Governo de SP monitora casos suspeitos de coronavírus

Coronavírus Fiocruz Exames
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está monitorando três casos suspeitos de coronavírus, sendo dois na capital e um em Paulínia. Até o momento, não há caso confirmado de coronavírus no país. A Organização Mundial da Saúde declarou a epidemia emergência global para evitar que o vírus se alastre ainda mais. 

Mais de 213 pessoas morreram na China após contrair o coronavírus, e o número de infecções confirmadas, segundo autoridades locais, passou de 9.600. Mais de 120 casos de infecção foram constatados em mais de 20 países e territórios. 

Em São Paulo, os casos suspeitos são dois adultos e uma criança que estão bem, estáveis e em isolamento domiciliar. O primeiro caso suspeito é um homem de 45 anos, da cidade de Paulínia. O paciente esteve na China e, ao retornar ao Brasil neste mês, apresentou febre, tosse, coriza e dificuldades para respirar.

Os casos suspeitos da capital também são de pessoas retornaram da China em janeiro. Há um menino de seis anos que apresentou febre e tosse e um homem de 33 anos que teve febre, tosse e dor de garganta. O caso de uma menina de quatro anos foi descartado.

Os familiares dos pacientes com suspeita da doença estão orientados a usar máscaras, higienizar as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal. Para os pacientes é recomendado hidratação e permanência em casa, evitando contato com familiares e amigos.

É fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se surgirem sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza após viagem a áreas com circulação do coronavírus ou contato próximo com pacientes considerados suspeitos ou confirmados em laboratório.

Exames

A investigação dos casos é realizada pelas secretarias municipais de saúde, com apoio técnico da pasta estadual. As amostras biológicas dos pacientes são colhidas pelos hospitais e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. Os exames consistem em uma análise que detecte o genoma do vírus, por meio do chamado PCR (sigla em inglês que significa Reação em Cadeia da Polimerase). Os testes são feitos a partir da aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz.

Prevenção

Coronavírus prevenção lavar as mãos
Lavar as mãos é uma das recomendações (Imagem de offthelefteye por Pixabay)

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
– Não compartilhar objetos de uso pessoal
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente
– Em viagens a locais com circulação do vírus, deve-se evitar contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos, incluindo comércios como lojas veterinárias, açougues, feiras etc.

Outras informações pelos sites:

SP: http://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas/
Brasil: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus
Mundo: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports (Fontes: Governo de São Paulo/Agência Brasil / Foto principal: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz))

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises