conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Geriatra concorre a prêmio por campanha sobre Alzheimer

Luiz Antonio Nascimento Alzheimer Premio Euro

O geriatra Luiz Antonio do Nascimento, da cidade de Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo, está concorrendo ao “Prêmio Euro – Inovação na Saúde 2019”. Com o projeto “Setembro Lilás”, desenvolvido em sua clínica em referência ao mês de combate aos sintomas da Doença de Alzheimer, Nascimento disputa uma das cem vagas da primeira fase do concurso. O objetivo da iniciativa é reconhecer e incentivar a comunidade médica do país na busca por soluções em produtos, serviços e ações que resultem em ganhos potenciais e/ou efetivos na qualidade de vida e no bem-estar dos pacientes.

Pioneira na região do Alto Tietê, a campanha “Setembro Lilás” foi realizada no mês de setembro deste ano. A finalidade, segundo Nascimento, foi estreitar os laços entre a clínica, que leva seu nome (Clínica Médica Doutor Luiz Antonio do Nascimento – Climela), e de quem tem Alzheimer, além de humanizar ainda mais o atendimento médico a este público. Um dos objetivos foi informar a família do paciente sobre os impactos da doença e do tratamento, já que a ausência de dados e de atualizações do quadro clínico pode comprometer a saúde do idoso.

“Quebramos paradigmas sociais e reinserimos pacientes de Alzheimer em atividades cotidianas, sendo que muitos acabam isolados em razão das peculiaridades da doença, como o esquecimento, a perda de memória antiga, a ira, falhas na linguagem, além de outros sintomas neuropsiquiátricos que só se agravam ao longo do tempo. Por isso, mesmo, o tratamento especializado é tão importante, pois é possível retardar a evolução da doença e dar conforto ao paciente”, explica Nascimento.

Dentro do “Setembro Lilás”, a Climela, que é especializada em Geriatria, Cardiologia e Urologia, promoveu encontros semanais com pacientes com Alzheimer, acompanhantes e parentes. Foram realizadas de forma gratuita atividades recreativas e de interação, além de ações para o controle sintomático da doença. Pacientes puderam também levar pessoas que não tinham, até então, contato com a clínica, mas queriam saber mais sobre a doença, que é neurodegenerativa e progressiva.

“Os pacientes que participaram do ‘Setembro Lilás’ tiveram o escore mental (capacidade cognitiva) elevado, graças à terapia medicamentosa associada à estimulação cognitiva, social e física, e ao tratamento de outros problemas de saúde decorrentes do Alzheimer. Ficamos extremamente satisfeitos por termos alcançado este resultado”.

A grande adesão ao projeto fez com que um dos patrocinadores do “Setembro Lilás” indicasse Nascimento para concorrer ao “Prêmio Euro – Inovação na Saúde 2019”, exclusivamente voltado a médicos brasileiros, devidamente registrados e atuantes em solo nacional. Em breve, entre todos os cases inscritos no concurso, cem serão selecionados por um Conselho Médico, para seguirem na disputa.

Na segunda fase da competição, todos os médicos do Brasil poderão votar no site da premiação. Os 11 mais votados vão concorrer na grande final, quando a comunidade médica, também via voto on-line, elegerá o grande vencedor, que só será revelado na cerimônia de premiação, agendada para acontecer em março de 2020, em São Paulo.

Currículo

Natural de São Paulo, Luiz Antonio do Nascimento tem 67 anos. Formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), do Espírito Santo, Nascimento é especialista em Geriatria pelo Hospital Municipal do Servidor Público de São Paulo; especialista em Clínica Médica, pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; e especialista em Nutrologia, pela Ganep, maior instituição especializada em Terapia Médico-Nutricional do Brasil. O médico também frequentou um curso de Administração Hospitalar, na Universidade de Ribeirão Preto-SP, e é membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. (Fonte: Fiamini Assessoria de Imprensa / Climela)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises