conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Festival Gastronômico começa em Paraty

Paraty terá festival gastronômico
Paraty RJ 10 07 2019-Começa hoje na cidade de Paraty a flip17ª Festa Literária Internacional Foto Roberto Parizotti/Fotos Publicas

A histórica cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, recebe até domingo (dias 24 e 27 outubro), seu primeiro Festival Gastronômico. O evento pretende estimular as novas diretrizes da gastronomia inovadora e sustentável. Entre os temas estão pancs (plantas comestíveis não convencionais), gastronomia social, agricultura urbana, agroecologia e agroflorestas e resgate de técnicas culinárias tradicionais.

Já no calendário cultural oficial da cidade, o Festival Gastronômico ganha contornos que englobam gastronomia, cultura, música e audiovisual. Apresentando degustações, show-cookings, masterclasses e debates, o evento trará palestras de renomados e premiados chefs como Bel Coelho, Rafael Bocaina, Raul Godoy, entre outros importantes nomes da gastronomia nacional e regional. E também vai promover oficinas, debates, música ao vivo, concursos com a participação de chefs e dos principais restaurantes da cidade, e muita comida gostosa.

A cada edição do evento um tema será escolhido como fio condutor para o debate. Neste primeiro Festival Gastronômico, as pancs (plantas comestíveis não convencionais) e o resgate de técnicas tradicionais na culinária foram os temas escolhidos.

Com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia, o Festival Gastronômico destaca a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza, a implantação de práticas e manejo agroflorestal e botânica. Jorge estuda há mais de dez anos botânica prática, taxonomia, plantas nativas da Mata Atlântica, frutíferas e plantas alimentícias não convencionais com foco na gastronomia.

Cultura

As atividades ocorrem em diversos pontos da cidade, como o Cinema da Praça, que apresentará documentários, curtas metragens, entre outras mostras voltadas ao tema. Já na Casa da Cultura há rodas de conversas e palestras, e a Quadra da Matriz, ponto central da cidade, receberá a Arena Gastronômica, com “paneladas”, aulas e shows. E nos restaurantes participantes do Circuito os visitantes encontram nos menus pratos especialmente elaborados para o festival e apresentados durante o workshop sensorial e degustativo sobre as pancs da Mata Atlântica.

O evento apresenta ao público a cultura paratiense, contando com a participação dos produtores locais, artesãos tradicionais e chefs da região. A preocupação ambiental também é uma forte marca da organização, que firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo. Todos os talheres utilizados são biodegradáveis, os copos reutilizáveis, há coleta seletiva de lixo e compensação de carbono produzido no período.

Com a realização do Festival Gastronômico, Paraty, cidade que é patrimônio mundial da UNESCO, caminha para se transformar em um importante polo gastronômico mundial, com sua culinária que resgata as raízes caiçaras e indígenas na região paradisíaca da Costa Verde. Mais informações no site www.festivalgastronomicodeparaty.com e nas redes sociais www.facebook.com/paratygastronomia e @paratygastronomia. (Fonte: Festival Gastronômico de Paraty / Foto principal: Roberto Parizotti/Fotos Publicas)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...