conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Festival #CulturaEmCasa reúne talentos de diferentes gerações

Eva Wilma Casos e Canções CulturaEmCasa

Artistas de diferentes gerações fazem parte da programação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para curtir de casa neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa vai apresentar espetáculos, concertos, shows, peças e visitas virtuais a museus, aulas e palestras. Acesse pelos sites culturaemcasa.com.br e culturaemcasa.sp.gov.br.

Parte do projeto será ao vivo. A partir de terça-feira, dia 21 de abril, sempre às 21h30, vai ao ar o Festival #CulturaEmCasa. Os espectadores serão convidados a participar de uma campanha de arrecadação do Fundo Social de São Paulo destinada aos artistas dos 70 circos de lona itinerantes do Estado.

Um dos destaques na quinta-feira, dia 23 de abril, será o solo “Arap”, de Elias Andreato, de 65 anos, em tributo ao diretor Fauzi Arap (1938-2013). O espetáculo estava em cartaz antes da pandemia. Dia 29 de abril tem Leci Brandão, 75, e no dia 2 de maio, Erasmo Carlos, 78, que se preparava para estrear um novo show.

No domingo, dia 26 de abril, às 21h30, será a vez de Eva Wilma, 86, com o musical “Casos e Canções”, que circulou pelo Estado de São Paulo pelo Circuito Cultural Paulista. Ao lado do filho John Herbert Junior e do pianista e cantor William Paiva, a atriz apresenta canções, prosas e versos importantes em sua vida da artista. Eva, inclusive, é uma das entrevistadas do curso “Como estamos envelhecendo?”, do Sesc SP, que é destaque no blog.

Espaço também para o humor com os sessentões do Casseta & Planeta no dia 28 de abril. Beto Silva, 60; Claudio Manoel, 61; Hélio de La Peña, 60; Hubert Aranha, 60, e Marcelo Madureira, 61, começaram no ano passado a turnê Casseta & Planeta Tour 30 Anxs 2019 e têm feito sucesso no YouTube entrevistando outros humoristas.

CulturaEmCasa Casseta & Planeta
Programação terá o humor do Casseta & Planeta no dia 28 de abril (Nando Chagas/Divulgação)

Também se apresentarão no festival: Rincon Sapiência (22/04), Anelis Assumpção + Curumim (24/04), Marcelo Jeneci (25/04), Céu (27/04), Aílton Graça (30/04), Tulipa (01/05) e Karol Conka (03/05).

Conteúdos inéditos

Com conteúdo cultural, artístico e criativo, a plataforma #CulturaEmCasa reúne também conteúdos inéditos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Jazz Sinfônica, Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu do Futebol, São Paulo Companhia de Dança, Projeto Guri, Theatro São Pedro e Teatro Sérgio Cardoso. Além de outras instituições culturais vinculadas ao governo do Estado e produtores independentes.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, afirmou que o projeto já existia, mas foi acelerado no contexto da pandemia. Ele explica que a ideia é seja também um instrumento de geração de renda para artistas, técnicos, produtores e profissionais da cultura. Os vídeos são selecionados por uma equipe de curadores da Organização Social gestora do projeto, a Amigos da Arte.

Intensivão

A partir de 27 de abril, terá início o Intensivão #CulturaEmCasa. Todos os dias, ao meio-dia, profissionais compartilham seu conhecimento e expertise em aulas sobre os diversos ofícios nos campos da cultura e da criatividade. Os vídeos ficarão disponíveis posteriormente na plataforma, que no lançamento já dispõe de mais de 200 títulos.

Além do conteúdo audiovisual, a plataforma conta com 4 mil livros gratuitos, disponíveis graças a uma parceria com a Amazon. A Secretaria adianta que a plataforma de streaming e VOD estará, em breve, disponível em app para celular, tablet, TV e computador. A ideia é que o #CulturaEmCasa se torne um programa permanente. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo / Foto principal: João Caldas/Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises