conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Exposição mostra a arte da pintora Yoshino Mabe

Artista de 91 anos faz sua primeira exposição solo em espaço cultural de São Paulo; são 30 pinturas, a primeira delas criada em 1957

Yoshino Mabe - pintora

Com 91 anos, a pintora Yoshino Mabe promove sua primeira exposição individual, aberta na quinta-feira, dia 15 de setembro. A mostra intitulada “A Arte de Yoshino Mabe”, está em cartaz até 15 de outubro no Joh Mabe Espaço Arte & Cultura, no Jardim Paulista, em São Paulo. A realização é do governo do Estado de São Paulo, por meio do projeto da Cataloga.com submetido ao Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento e coordenação de Ely Iutaka, a mostra concretiza um antigo projeto da artista de mostrar individualmente sua produção pictórica. Ao longo de sua carreira Yoshino, que é viúva do pintor Manabu Mabe, participou de várias exposições coletivas, sobretudo de artistas da comunidade japonesa em São Paulo, inclusive de Salões do Grupo Seibi.  

A primeira exposição solo de Yoshino reunirá 30 pinturas, a primeira delas criada em 1957, ano em que se mudou com o marido e os três filhos – Joh e Ken (gêmeos) e Yugo – de Lins, cidade no interior de São Paulo, para a capital paulista. Trata-se de uma natureza morta com ‘cebolinhas’, pintada conjuntamente com Mabe, cada um em seu cavalete. Yoshino e Mabe pintaram outras naturezas mortas e também paisagens juntos, porém separadamente, ao longo de sua vida.

Segundo o curador Enock Sacramento, “estas obras são parecidas, mas não são iguais, pois Mabe nunca estimulou Yoshino a copiar o assunto, mas a recriá-lo livremente”. Em destaque na mostra, cinco pares de pinturas criadas ao mesmo tempo por Yoshino e Mabe. 

Relação com a arte

Yoshino Mabe - pintora / exposição solo

Yoshino Mabe afirma que sua relação com a arte é simples, discreta, porém marcante. “Inicialmente, eu ficava olhando Mabe pintar”, afirma. “Em São Paulo, ele tinha umas poucas alunas. Continuei a observar como ele fazia. Compreendi que é difícil definir a arte. Meu cotidiano era ser esposa, mãe e dona de casa. Aos poucos, me aproximei da pintura. E comecei a pintar, no período da tarde, em nossa casa. O que eu faço é dar vida a uma natureza morta através das cores, das formas, conforme a luz”.

A artista afirma estar muito feliz em poder exibir os trabalhos realizados durante a convivência com Manabu e outros que fez depois que ele partiu. O pintor faleceu em 1997. “Ele sempre me apoiou, me estimulou a pintar embora nunca tenha retocado uma tela minha. Ele apenas falava: por que não faz assim, por que não clareia um pouco aqui…”, relembra Yoshino das ricas orientações do marido. 

De acordo com o curador da exposição “Yoshino Mabe é uma pintora. Aprendeu o ofício com Manabu Mabe e o exerceu por muitos anos, embora de maneira intermitente. É perceptível uma certa influência do marido em sua obra, mas ela procurou seguir seus próprios caminhos”.

Visitas agendadas

As visitas, de acordo com os protocolos sanitários, precisam ser agendadas pela plataforma Sympla. A galeria Joh Mabe Espaço Arte & Cultura fica na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4225, Jardim Paulista, São Paulo (SP). O limite é de dez pessoas por sessão e todos os visitantes devem usar máscaras. Na entrada da galeria será disponibilizado álcool gel para todos. Informações pelos telefones (11) 3885-7140 / 99738-7200.

(Fonte e imagens: Cataloga.com, ProAC, Governo do Estado de São Paulo e LuAle Comunicação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...