conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Padre ministra curso Envelhecimento & Sociedade nas redes sociais

padre Cleiton Envelhecimento Sociedade

Por causa da Covid-19, as pessoas idosas, consideradas um dos principais grupos de risco, tem inspirado muitas ações como o curso Envelhecimento & Sociedade: Desafios éticos e oportunidades pastorais. A iniciativa é do padre Cleiton Silva, da Diocese de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo.

Teólogo, professor e escritor, o padre Cleiton mantém o canal Parábola Explicada no YouTube, onde estão disponíveis as aulas que começaram no mês passado. O padre também tem mestrado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo e doutorado em teologia moral pela Academia Afonsiana, de Roma (Itália).

Organizado em seis aulas com temas independentes, os interessados podem seguir todas as aulas ou somente aquelas que mais interessarem. O público-alvo são pessoas interessadas no acompanhamento de pessoas idosas, seja porque trabalham como cuidadores de idosos ou têm interesse pessoal ou familiar. Acompanhe também no Facebook.

Na quinta-feira, dia 14, é possível acompanhar a aula ao vivo das 20 às 21 horas sobre “O que a Igreja ensina sobre a pessoa idosa? Bíblia, João Paulo II, Bento XII e Francisco”. A aula da semana seguinte, dia 21, no mesmo horário, vai abordar a “Pastoral da Pessoa Idosa e acompanhamento pastoral de idosos”. Saiba mais sobre o trabalho da Pastoral no blog Nova Maturidade. Acesse aqui.

As aulas anteriores com a apresentação do curso, indicação de leitura, conceito de pessoa idosa e outros temas como sociedade brasileira e envelhecimento, cuidado e vulnerabilidade, cultura de morte e da eterna juventude, desafios atuais, números, leis e amparo social também estão disponíveis no canal.  

Livro

Segundo o padre, toda a estrutura do curso e a sequência das aulas são baseados no livro “Envelhecimento & Sociedade”, escrito por ele. O livro aborda questões como entender o conceito de pessoa idosa e questões mais amplas em relação à cultura que quase idolatra a juventude. A proposta é considerar o envelhecimento dentro de nossa sociedade, analisando seus desafios e delineando caminhos. O livro digital está disponível em formato PDF e na versão impressa. Saiba mais no site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises