conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Entidades e movimentos repudiam postagem preconceituosa de deputada

A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) defendeu no Twitter a prioridade no uso de recursos para jovens, em vez de idosos

Postagem da parlamentar desrespeita princípio de que toda vida importa

A postagem recente da deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) carregada de idadismo, que é o preconceito contra a pessoa idosa, é repudiada pelo blog Nova Maturidade e por diversas entidades e movimentos. No texto divulgado no Twitter, a parlamentar afirma: “Eu me preocupo com todas as vidas! Mas as vidas daqueles que viveram menos me preocupam mais”.

A deputada defende que os mais jovens tenham prioridade no atendimento da covid-19: “Aliás, penso que já estejamos no momento de estabelecer claramente regras para priorizar o uso dos recursos disponíveis: leitos, respiradores etc. É pesado, mas é necessário!”.

Um dos primeiros grupos a se manifestar foi o Movimento Vidas Idosas Importam. A nota de repúdio afirma que “o simples fato de levantar essa questão de prioridades no atendimento hospitalar da população brasileira é de total irresponsabilidade, neste momento crítico pelo qual o país está atravessando, com seu sistema de Saúde entrando num colapso generalizado, por todo Brasil. Não há prioridades. Todos somos importantes. Cada vida importa, independentemente de idade. Raça ou situação social.

A Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), com apoio da Associação de Cuidadores de Idosos da Região Metropolitana de São Paulo (Acrimesp) e do Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, também se manifestou. “Nós, como profissionais que atuam com as diversas dimensões do envelhecimento humano, entendemos que a situação mundial de pandemia pelo coronavírus exige esforços coletivos em prol da preservação da vida direcionados a oferecer condições para que todas as vidas sejam preservadas, independentemente da idade.”

O Centro Internacional da Longevidade Brasil (ILC-Brazil, sigla em inglês), em nota, destacou que a deputada desrespeita a premissa fundamental de que toda vida importa e vai além: “A deputada também condena muitas pessoas idosas que, durante toda a vida, tiveram barreiras para sobreviver, bem diferente dos jovens de classe média ou alta que estão, por livre escolha se arriscando diante desse vírus. Ou até mesmo condena pessoas idosas que fizeram de tudo para estar fisicamente bem nessa fase da vida e agora poderão pagar o preço de estarem vivos pela imprudência de muitos jovens descompromissados com a vida e com a empatia nesse momento de pandemia“.

O ILC-Brazil finaliza dizendo que “repudia categoricamente as declarações da deputada desejando-lhe maior capacidade de reflexão. E uma bela, longa e mais justa velhice, livre de preconceitos”. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Rio Grande do Sul (SBGG-RS) também repudia a fala da deputada, assim como a Comissão da Saúde da População Idosa do Conselho Municipal de Saúde do município de São Paulo.

#todavidaimporta

Em resposta ao repúdio à sua publicação, no Facebook, a deputada afirma que “Pessoas mal intencionadas torcem o que eu falo, em parte, para aparecer; em parte, para desconstruir uma liderança consistente, à direita. Não vou investir tempo, nem energia nesses seres. Não valem sequer um processo. Jamais defendi qualquer atentado à vida de idosos!”.

A parlamentar diz ainda que sua fala tem respaldo nos princípios da Bioética, disciplina que ministrou na USP, questiona valores de família e da priorização de crianças e adolescentes, porém se esquece que toda vida importa. O blog Nova Maturidade apoio às manifestações contrárias a fala da deputada, pois não se trata de priorizar determinada faixa etária, mas de lutar para que todos tenham direito aos mesmos recursos e ao mesmo tratamento.

(Imagem principal de Alexandra_Koch por Pixabay

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Profissionais fundamentais para a população idosa, os cuidadores de idosos domiciliares precisam ser incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Na luta...