conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Encontro Intergeracional da Longevidade quer mudar cultura do envelhecimento

Encontro Intergeracional da Longevidade - envelhecimento

Para incentivar a troca de Informações e experiências entre gerações, surgiu o Encontro Intergeracional da Longevidade. Realizado pela primeira vez no início de agosto, a iniciativa é do Novo D+ Para Ser Velho, projeto da ativista da longevidade Norma Rangel. O encontro que seria na quinta-feira, dia 27 de agosto, às 19h30, foi adiado. Acompanhe novidades no perfil do Instagram de Norma e veja como participar.

O primeiro encontro contou com a colaboração especial da @viva.alongevidade, de Alagoas, e de participantes das cidades de São Paulo, Campinas, Santos e também de Minas Gerais. O blog Nova Maturidade apoia a iniciativa. Norma Rangel pretende reunir especialistas, ativistas e interessados na temática do envelhecimento e longevidade.

Encontro Intergeracional da Longevidade

“Os seniores hoje são vistos como vulneráveis. Eu acredito na intergeracionalidade como uma grande ferramenta para atender as demandas e oportunidades da longevidade. É necessário mudar a cultura do envelhecimento. A discussão acadêmica é importante, mas precisamos também de ação, achar caminhos para começar a mudar essa questão cultural”, disse Norma durante o primeiro encontro.

A ativista, que é 60+, costuma dizer que sua geração tem um farol nas costas:  “não sabe para onde vai, mas vai deixar um caminho iluminado para quem vem atrás”. O Encontro Intergeracional da Longevidade pretende chamar a atenção dos jovens por meio da informação e educação para a temática. “Precisamos mudar da cultura do envelhecimento para a cultura da longevidade, promover a revolução da longevidade”, destacou Norma.

Ativista da longevidade

Norma Rangel, que atua na área de marketing e vendas, descobriu há alguns anos que não ia envelhecer como as gerações anteriores. Para a sociedade, ela era nova d+ para ser velho, e velha demais para ser nova. Com o tempo, tornou-se uma ativista da longevidade e percebeu que essa inquietação com o envelhecer não era só dela.

Os últimos cinco anos foram dedicados à pesquisa e participação em diversos eventos como palestrante e como estudante. Em sua busca para entender as demandas e oportunidades da nova geração de pessoas idosas, Norma optou pelo tema da moradia, área em que desenvolve um projeto de cohousing. (Katia Brito / Imagem principal de Gerd Altmann por Pixabay )

2 Comentários

1 Comentário

  1. SILVIA APARECIDA SPONDA TRIBONI

    19 de agosto de 2020 às 13:45

    Iniciativa excelente da querida Norma Rangel, muito bem escrita e valorizada por você Kátia Brito.

  2. Norma Rangel

    19 de agosto de 2020 às 14:35

    Que alegria ver nosso I Encontro Intergeracional NOVO D+PARA SER VELHO, ser matéria nesse blog.
    Nos inspira e motiva nosso Ativismo para a construção de um envelhecimento ativo, sadio, produtivo e digno para todos.
    🙏💪💖

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...