conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Eleições terão horário preferencial para idosos

Eleições 2020 - horário ampliado para idosos

As Eleições 2020 terão um horário especial de votação para as pessoas com 60 anos ou mais. O voto preferencial será das 7 às 10 horas. A medida foi anunciada no dia 27 de agosto pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e atende a orientação da consultoria sanitária formada pela Fiocruz e os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso
Ministro Barroso anunciou mudanças no horário de votação (Roberto Jayme/ASCOM/TSE)

“O Tribunal Superior Eleitoral está diligenciando todas as medidas possíveis e razoáveis para promover a segurança dos mesários e dos eleitores”, afirmou o ministro Barroso em seu pronunciamento. O horário de votação também foi ampliado em uma hora, das 7 às 17 horas.

Esse ano serão eleitos prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios brasileiros. O primeiro turno será no dia 15 de novembro. Mais de 147 milhões de eleitores estão aptos a votar, segundo as estatísticas eleitorais do TSE. A maior parte na faixa etária de 35 a 59 anos.

O voto é facultativo a partir dos 70 anos, o que representa atualmente mais de 16 milhões de eleitores no Brasil. Entre eles, 65.589 idosos têm mais de 100 anos.

São Paulo

No Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, são 7.329.300 pessoas com 60 anos ou mais aptas a votar de um total de 33.565.294 eleitores, ou seja, 21,3%. Porém, o voto não é obrigatório para 3.294.732 (44,9%) idosos.

Uma das cidades brasileiras com maior concentração de pessoas idosas é Santos, no litoral de São Paulo. São 341.867 eleitores, dos quais 101.122 têm 60 anos ou mais, ou seja, 29,5%. Para 50.935 deles, o voto é facultativo. Na capital, de um total de 8.986.687 eleitores, 2.037.875 são idosos. Um percentual menor que o eleitorado santista – 22,6%. Para 1.072.966 dos paulistanos idosos o voto é obrigatório.

Em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana do Estado, o número de eleitores é um pouco menor que Santos, 319.826. O percentual de pessoas idosas no eleitorado ainda menor que São Paulo – 19,9%. Do total de 63.761 idosos aptos a votar, para 57,2% é obrigatório.

Votação segura e consciente

Participar das eleições é muito importante. Vote de forma consciente de acordo com os projetos e plataformas dos candidatos escolhidos, com atenção principalmente aos desafios e demandas da população idosa.

Nesse período de pandemia de Covid-19, para garantir eleições seguras, medidas de proteção serão adotadas. Os mesários receberão máscaras e protetores faciais – o face shield- e haverá álcool em gel nas seções eleitores para higienizar as mãos na entrada e na saída dos locais de votação. Será obrigatório o uso de máscara.

(Fonte: Tribunal Superior Eleitoral / Imagem principal Nelson Jr./ASICS/TSE)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises