conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Colunistas

É bom tocar um instrumento

É bom tocar um instrumento Maria Anastácia Manzano música

Maria Anastácia Manzano*

E eu corri pro violão, num lamento, e a manhã nasceu azul / Como é bom poder tocar um instrumento (Caetano Veloso)

Fiz uma nova amiga durante a quarentena e ao iniciar este texto me dei conta que temos idades palíndromas, ela no auge dos seus 84 anos e eu com meus humildes 48. Estamos conversando regularmente e a música faz parte de nossos assuntos cotidianos.

A cada dia ela vem com várias canções, cantores e compositores e passamos momentos agradáveis curtindo um som. E engana-se quem pensar que ela gosta apenas de músicas antigas pois já fui surpreendida com Margareth Menezes, Bruno e Marrone e o movimento Mangue Beat. Essa minha amiga é realmente muito especial.

Um dos nossos passatempos preferidos é ela me falar um verso ou trecho eu encontrar a canção com a ajuda da internet. Outro dia ela me veio com uma cantada pelo Moreira da Silva que dizia assim: Não é que Doca, um criolo comportado, ficou tarado quando viu a Dagmar… Sinsalabim! e encontramos a canção. Piston na Gafieira.

No mesmo dia, procurando outra, que já nem me lembro, caímos na Berimbau, de Vinícius de Moraes. Pronto, a ideia já se formou na minha cabeça e compartilhei com ela. – Vou escrever um texto sobre as músicas que falam de instrumentos musicais! – E não é que ela me trouxe mais uma canção: Kid Cavaquinho. Com a graciosa Tem gato na tuba e a romântica Prova de Carinho fechei o texto de hoje para o deleite dos amigos.

Vamos ouvir! Começando pelo naipe dos metais.

Agora dando vez às cordas, bem brasileiras.

Valeu minha amiga! Enquanto seguimos com nossos desafios com as músicas, você, leitor, poderia brincar mais um pouco de A Loja do Mestre André e me trazer mais canções com mais instrumentos musicais? Estou aguardando.

*Maria Anastácia Manzano

Especialista em Musicoterapia, dirigente de Dança Sênior e em breve gerontologista, Maria Anastácia Manzano é colunista do blog Nova Maturidade. As publicações serão quinzenais, mas temporariamente temos o privilégio de textos semanais. Confira o currículo completo da nossa colunista e a coluna de estreia Brincar com música: para além do cantar no link.

Fale com a nossa colunista: anastacia@novamaturidade.com.br ou deixe aqui seu comentário.

(Imagem de Couleur por Pixabay

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pilar Tetilla Manzano Borba

    1 de agosto de 2020 às 13:21

    Maravilhoso Maria Anastácia. Alegrou meu fim de semana. Que bom. Vou ter bastante músicas pra ouvir. GRATIDÃO. Estou adorando seus artigos muito bem elaborados. Abraço virtual!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises