conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Curso gratuito para cuidadores abre inscrições

Atividades que eram presenciais, agora são oferecidas pelo Instituto Central Nacional Unimed em parceria com a Faculdade Unimed

Atividades são voltadas para cuidadores familiares e profissionais

Cuidadores de idosos cada vez mais se tornam imprescindíveis para a população idosa, e por isso precisam de capacitação para atuar de forma profissional ou no cuidado de um familiar. O Instituto Central Nacional Unimed em parceria com a Faculdade Unimed oferece o curso gratuito de “Cuidadores de Idosos”, com atividades totalmente online. Para participar, basta ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino médio. Não é preciso ser profissional da saúde. As inscrições podem ser feitas até dezembro pelo portal da faculdade.

Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Central Nacional Unimed, conta que o curso foi criado em 2014 e já formou mais de três mil alunos. O blog Nova Maturidade já acompanhou uma aula do curso, no formato presencial, e entrevistou alguns alunos.

“A capacitação orienta os participantes a prestar o atendimento com qualidade e conhecer as melhores técnicas de cuidado, auxiliando famílias e equipes médicas a proporcionar mais qualidade de vida e segurança para idosos que necessitam de cuidados especiais”. Desde 2020, com a pandemia de covid-19, as atividades que eram presenciais passaram para o formato online e estão disponíveis gratuitamente para interessados de todo o país.

O curso tem 81 horas/aula, divididas em 60 horas teóricas, que abordam temas como o processo de envelhecimento, alimentação, doenças crônicas e autonomia do idoso. A grade conta, ainda, com 20 horas práticas de orientações para o cuidado simulando situações do cotidiano. Além disso, foi incluído um novo módulo de uma hora sobre atenção na rotina diante do novo coronavírus.

No formato online, segundo Coimbra, o número de inscritos aumentou 65%. “O formato 100% online possibilitou que levássemos capacitação de alto nível e qualificação profissional a um maior número de participantes, e queremos muito mais. Nosso objetivo é torná-lo de conhecimento de mais pessoas, pois o curso atende tanto a empregabilidade, quanto a necessidade de oferecer um bom cuidado aos idosos que requerem um cuidador”.

O presidente da Central Nacional Unimed acredita que “o trabalho de cuidador de idoso passou a ser indispensável em um mundo onde a população está cada vez vivendo mais tempo”. Ele também destaca o desafio para as famílias que não têm o preparo necessário, ou disponibilidade para oferecer o cuidado adequado. “Assim, a profissão vem ganhando espaço e valorização, sendo uma das que mais cresce em todo o país. Desta forma, estamos felizes em contribuir, disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais com a devida qualificação técnica para atender as demandas desse público”, ressalta.

Qualidade de Vida

Além do curso para cuidadores, são oferecidas atividades para idosos por meio do Núcleo de Qualidade de Vida. O blog também teve a oportunidade de acompanhar uma das aulas realizadas no bairro Artur Alvim, na zona Leste de São Paulo. As atividades presenciais foram suspensas com a pandemia.

“Desde o início da pandemia a Central Nacional Unimed se preocupou em manter as atividades em formato remoto. A decisão se deu não apenas pelo contexto de saúde dos participantes, mas também, pelos fatores emocionais de cada indivíduo, de forma que pudessem se sentir acolhidos e em contato com colegas em um período delicado que atravessamos”, destaca Coimbra.

(Imagem principal: Pessoas foto criado por katemangostar – br.freepik.com)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...

Notícias

Avanço da campanha de imunização no Estado, de acordo com o governo paulista, depende da chegada das vacinas da Fiocruz