conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo será no sábado

Congresso Envelhecimento Ativo - palestra magna Alexandre Kalache

Faltam poucos dias para o Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo com transmissão online a partir da Câmara Municipal de São Paulo, em razão da pandemia de Covid-19. O tema escolhido para a quinta edição é “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”. O evento acontece no sábado, dia 12 de setembro, das 9 às 16 horas, reunindo especialistas e convidados.

A comissão organizadora conta com mais de 40 parceiros, incluindo o blog Nova Maturidade. O idealizador do evento, que chega a quinta edição é o vereador Gilberto Natalini. Acompanhe a programação pela página do Facebook do parlamentar, que será compartilhada pelas entidades e empresas apoiadoras.

O prof. Dr. Alexandre Kalache, referência mundial em envelhecimento e longevidade, abrirá a programação com a palestra magna “Como o mundo está se planejando em relação à Cidade Amiga do Idoso?”. Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) e co-diretor da Age Friendly Foundation, foi diretor do Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As mesas vão debater “Como construir um Bairro Amigo do Idoso?” e “Respeito e Inclusão Social – discutindo a diversidade”. Destaque, porém, para a Mesa dos Idosos, que terá como mediadora a presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), Marly Feitosa. Os convidados vão representar as cinco regiões administrativas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste, Centro e Oeste):  Antonio Mariano, Vera Lucia Martins da Silva, Magda Beretta, Fernando Campos Araújo e Dr. Marcelo Schulman.

A apresentação de cases e a entrega do Prêmio Científico Maria Lucia Lebrão, homenagem póstuma à responsável pelo Estudo SABE – Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento, encerrará a programação.

Ainda dá tempo de se inscrever para o Congresso. Saiba mais no site Envelhecimento Ativo.

Pré-Congresso

Antecipando os debates, no dia anterior, 11 de setembro, das 9 às 16 horas, acontece o Pré-Congresso com o tema Cidade Amiga da Idoso, também com transmissão online. Serão quatro mesas, com especialistas debatendo questões ligadas à saúde, proteção e participação da pessoa idosa.

As palestras do dia vão debater demências, aspectos legais e a relação com os cuidados e cuidadores, ocupação de espaços, transporte, habitação, voluntariado e comunidade. Inscrições pela plataforma Sympla. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises