conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Congresso debate empreendedorismo sênior

Evento on-line e gratuito, que começa nesta segunda, terá mais de 30 palestras sobre temas como inovação, bem-estar e finanças

Empreendedorismo sênior

Começa nesta segunda, dia 7 de março, às 17 horas, e vai até sexta-feira, dia 11, a segunda edição do Congresso Latino-americano de Empreendedorismo Sênior. A realização é da Associação Brasileira de Empreendedorismo Sênior (Abes), entidade recém-criada e responsável pela organização do congresso. O evento tem o apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Programa UniversIDADE e do Instituto Brasileiro de Defesa da Pessoa Idosa (IBDPI).

Gratuito e online, o evento tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo pelo site Empreendedorismo Sênior, por onde também será transmitido o congresso. Também será possível acompanhar as palestras pelas redes sociais Facebook, LinkedIn e YouTube, simultaneamente. Serão mais de 30 palestras nas áreas de empreendedorismo, direito empresarial e familiar, educação financeira, saúde e bem-estar do cérebro, finanças, marketing digital e inovação.

Entre os convidados, estão o dr. Jô Furlan, considerado autor do conceito de empreendedorismo sênior; Fran Winandy, pesquisadora e consultora em Diversidade e Inclusão com foco em Diversidade Etária e Etarismo; Fábio Ota, da ISGAME, entre outros. De acordo com os organizadores, mais de 90% dos palestrantes têm mais que 50 anos, com destaque para Waldyr Soares, de 82 anos.

Empreendedorismo sênior

Congresso Empreendedorismo sênior

O conceito de empreendedorismo sênior, segundo os responsáveis pelo evento, nasceu de uma forma interessante e despretensiosa. O dr. Jô Furlan, médico e neurocientista, dedicado aos cuidados com o cérebro, pesquisava formas de melhorar sua performance, além de prevenir possíveis doenças (com especial atenção à ansiedade, síndrome do pânico e quadros de demências), publicou o artigo acadêmico “Demências – mitos e verdades”.

Durante uma pesquisa sobre a longevidade, o neurocientista deparou-se com uma informação interessante: mais de 50% das empresas abertas no Estado de São Paulo em 2016 foram abertas por pessoas com mais de 50 anos. Daí surgiu o conceito do Empreendedorismo Sênior, desenvolvido em conjunto com Paulo Sérgio Souza, executivo do setor elétrico que se aposentou e alguns anos depois montou seu próprio negócio.

No início de 2018, Furlan e Souza criaram o 1° Programa de Empreendedorismo Sênior, ministrado na UniversIDADE – Universidade da Terceira Idade da Unicamp, e no final de 2019, aconteceu o 1º Congresso Latino-americano de Empreendedorismo Sênior, nas dependências da universidade em Campinas, no interior de São Paulo.

(Fonte: Congresso Latino-americano de Empreendedorismo Sênior / Imagem principal: Pension photo created by DCStudio – www.freepik.com)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...