conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) tem novos integrantes

O deputado federal Dr. Frederico (Patriota-MG), que é médico oncologista, é o novo presidente, no lugar de Lídice da Mata (PSB-BA)

Vacinação idosos contra a Covid-19 -Ricardo Marajó/SMCS - Curitiba/PR
Prefeitura de Curitiba dá início à vacinação de imunização contra a Covid-19 para idosos a partir de 90 anos. Curitiba, 10/02/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O deputado federal Dr. Frederico (Patriota-MG) é o novo presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO), substituindo a deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Os novos integrantes foram eleitos na manhã desta quinta-feira, dia 11 de março. Ossesio Silva (Republicanos-PE) é o 1º vice-presidente, Igor Timo (Pode-MG), o 2º vice, e Denis Bezerra (PSB-CE), 3º vice.

Em seu discurso, Dr. Frederico, que está em seu primeiro mandato na Câmara, afirmou que a comissão inicia seus trabalhos com foco total no enfrentamento da pandemia de covid-19. Ele lembrou que os idosos são o maior grupo de risco, e a comissão vai se empenhar para acelerar a vacinação de todos. Para o parlamentar, o trabalho será voltado para que todos os idosos tenham um futuro melhor, e acima disso, para que todo cidadão possa envelhecer com dignidade.  

deputado federal Dr. Frederico - presidente CIDOSO
Dr. Frederico é médico oncologista (Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

O novo presidente da CIDOSO disse ainda que a comissão representa mais de 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, cerca de 15% da população do país. Segundo ele, trata-se de uma população mais experiente, com muito a acrescentar ao país, porém também uma das mais vulneráveis. Em mais de 15 anos como médico oncologista, afirmou que aprendeu a valorizar a força e a liderança dos idosos, que, mesmo quando enfrentando um câncer em estágio avançando, permaneciam sendo a referência para suas famílias.

CIDOSO

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, criada por iniciativa da deputada Leandre Dal Ponte (PV/PR), através da Resolução nº 15, de 2016, tem como atribuições o recebimento, avaliação e investigação de denúncias relativas à ameaça ou à violação de direitos da pessoa idosa; fiscalização e acompanhamento de programas governamentais relativos à proteção dos direitos da pessoa idosa; e monitoramento de políticas públicas relacionadas às pessoas idosas.

O acompanhamento da ação dos conselhos de direitos das pessoas idosas nos Estados e municípios, além do órgão nacional, também é atribuição da comissão, assim como o incentivo à conscientização da imagem dos idosos na sociedade; regime jurídico de proteção à pessoa idosa, e pesquisas e estudos relativos à situação das pessoas idosas no Brasil e no mundo.  

(Fonte: Agência Câmara de Notícias / Imagem principal: Ricardo Marajó/SMCS – Curitiba/PR)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Avanço da campanha de imunização no Estado, de acordo com o governo paulista, depende da chegada das vacinas da Fiocruz