conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura & Turismo

Cidades para curtir pertinho de São Paulo

Campos é uma das cidades mais charmosas para curtir o inverno (Edson Lopes Jr/A2 Fotografia(Divulgação)

Quem gosta de aproveitar o tempo frio para curtir a gastronomia, o charme das roupas e acessórios e lareiras não pode deixar de aproveitar também o aconchego das cidades serranas do interior paulista. Algumas cidades pertinho de São Paulo são conhecidas por reunir essas características, além de muitas outras opções de lazer e atividades em meio à natureza. Confira abaixo uma seleção especial feita pelo governo do Estado, escolha a sua e boa viagem! Já estive em cinco delas e posso garantir que vale a pena, mesmo nos dias um pouco mais quentes.

Arquitetura é um dos destaques de Campos

Campos do Jordão

Parte do Circuito Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão fica a 173 km da capital e, em 1957, no Congresso Climatológico de Paris, foi reconhecida como dona do “melhor clima do mundo”. Aliado às belas paisagens e estar pertinho de São Paulo, a cidade tem vocação natural para o turismo e atrai milhares de visitantes no outono e inverno. O que conquista em Campos? A charmosa arquitetura em estilo suíço-europeu dos hotéis, pousadas, lojas, restaurantes, bares, chocolaterias, bistrôs e pubs. Entre os eventos culturais mais festejados, está o Festival de Inverno, que terá sua 50ª edição neste ano com apresentações artísticas nacionais e internacionais, entre 29 de junho e 28 de julho. Destaque também para o Palácio Boa Vista, que até a gestão de Geraldo Alckmin funcionava como residência oficial do governador durante o inverno, e partir de agora será alugado para eventos.

Estação de trem em Santo Antonio do Pinhal (Miguel Schincariol/Divulgação)

Santo Antônio do Pinhal

Perto de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, também pertence ao Circuito Turístico da Mantiqueira. Com diversas montanhas, picos, rios e vales, os visitantes têm no ecoturismo um dos pontos fortes. Não faltam opções também para quem busca aventura, em atividades como escalada, rapel, arvorismo, trilhas, off-road, voo livre, entre outras. A tradicional Festa do Pinhão, que acontece nos meses de maio a agosto, é ótima pedida para quem aprecia o fruto típico da região, além das barracas de comidas típicas, artesanato, apresentações e shows. E o nome desta cidade pertinho de São Paulo vem das diversas espécies de araucárias que a cidade abriga, que em tupi-guarani significa “montanha que chora” ou “serra onde nascem as águas”.

Cidade tem muitas opções para esportistas radicais

São Bento do Sapucaí

Porta de entrada para a famosa Pedra do Baú – que, ao contrário do que muitos pensam, não pertence a Campos do Jordão –, a cidade fica a 185 km da capital e possui paisagem rústica com ar bucólico, repleta de casinhas simples, ruas de terras e os encantos naturais da Serra da Mantiqueira. Há também pousadas charmosas e confortáveis. Os amantes de esportes radicais encontram opções para praticar rapel, escaladas, caminhadas, voo livre, entre outras atividades. Os turistas podem ainda conhecer e comprar produtos do artesanato local da Associação Arte no Quilombo, formada por 80 artesãos que usam palha de bananeira, sambentista, fruta cultivada na cidade, entre outros materiais. Mesmo pertinho de São Paulo, atenção redobrada na rodovia Thomaz Alckmin, que dá acesso a São Bento, cheia de curvas e pouco iluminada.  

Pertinho da capital, o “Esconderijo do Sol”

Araçoiaba da Serra

A única do roteiro que ainda não conheço e também está pertinho de São Paulo. O município conhecido como “Esconderijo do Sol” fica a 123 km da capital paulista e, no passado, era destino dos Bandeirantes, que vasculhavam a região em busca de minas de ouro. Um dos atuais pontos turísticos desta cidade pertinho de São Paulo é o Morro de Araçoiaba, onde os Bandeirantes encontraram as primeiras minas da região e onde foram construídos os primeiros fornos de fundição, em 1591, preservados até hoje. Outra atração é o Horto Florestal.

Teleférico é um dos atrativos

Serra Negra

Pertencente ao Circuito das Águas Paulistas, fica a 142 km da cidade de São Paulo e possui inúmeras opções de lazer, além do saudável clima de montanha e fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas. Fizemos uma viagem em família muito bacana há alguns anos, e o mais interessante que encontramos opções para todos, todo mundo se divertiu. Em 1928, foi descoberta a riqueza radioativa das águas locais, e dois anos depois foi criado um pavilhão de hidroterapia ao lado da fonte. Com excelente infraestrutura, a cidade atrai turistas que vão em busca dos recursos naturais e hidrominerais e do reconhecido comércio de produtos em lã e linha (malharias), vestuário e acessórios em couro, enxovais, presentes e artesanatos diversos, com preços acessíveis. Sem falar que está pertinho de Monte Sião, já na divisa com Minas Gerais. Serra Negra também possui um forte turismo de negócios.

Num dos pontos altos da cidade, o Cristo

São Pedro

Distante 190 km da capital, a estância turística integra o Circuito Serra do Itaqueri e é procurada por visitantes de todo o Estado em busca das belíssimas paisagens, cachoeiras no meio da cadeia de montanhas formadas pela serra, fazendas e parques ecológicos. São muitas opções de lazer, aventura com práticas de esportes radicais e descanso para os turistas. Típica cidade do interior, São Pedro acolhe os visitantes com muita hospitalidade em seus diversos hotéis fazenda, além dos restaurantes, praças, parques, museus, eventos musicais, casarões antigos e igrejas. A cidade ainda abriga um parque aquático com diversas atrações. O Thermas Water Park tem fazendinha, mundo pré-histórico, insetos gigantes e fundo do mar. (Fonte: Governo do Estado / Fotos: Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises